Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Facebook
21
Conselho Científico



Presidente

Pedro Louro
Vice-Presidente

Sandra Cavaco
Secretária

Isabel Duarte

  • REUNIÕES

    Reuniões

    16 de julho 2019
    - Com a presença de 83 dos 167 membros, reuniu nesta data, em sessão extraordinária, o Plenário do Conselho Científico do INIAV. Este Plenário Extraordinário foi convocado, por iniciativa de um grupo de 64 colegas, para discutir os múltiplos constrangimentos que afetam a atividade dos Investigadores e restantes colegas que desenvolvem a sua atividade no Instituto, bem como, sempre que possível, discutir soluções para os mesmos. Dado o teor dos assuntos em análise, foi feito o convite ao Conselho Diretivo para estar presente nesta reunião e prestar esclarecimentos a todos os membros.


    18 de junho 2019 - Nesta data, reuniu a Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV com participação de todos os membros.O Presidente informou sobre o convite feito à Inv. Auxiliar Maria Teresa Rocha para participar nesta reunião, dada o seu envolvimento na contestação ao sistema aplicado no descongelamento da CIC. A colega informou sobre as iniciativas tomadas por ela e pelos colegas Isabel Carrasquinho e Pedro Jordão, junto da Comissão Parlamentar da Educação e Ciência, onde entregaram o documento de contestação ao parecer da DGAEP preparado nesta Comissão, e no Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup). Além da designação de avaliadores para emissão de Parecer sobre Relatório Curricular Trienal de Atividades de 21 investigadores, foi aprovado por unanimidade, tendo por base o parecer emitido pelos avaliadores, o relatório curricular trienal de atividade de 4 investigadores.Foi aprovado, por unanimidade a integração de um Bolseiro de Investigação na área científica Proteção de Plantas.


    1 de março 2019 - Nesta data, reuniu a Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV com participação de todos os membros.Sobre os processos em curso para integração na Carreira de Investigação Científica dos Técnicos Superiores doutorados e dos bolseiros doutorados abrangidos pelo programa PREVPAP, o Presidente informou que os dois processos foram parados por indicação do Ministério das Finanças. Os restantes concursos abrangidos pelo PREVPAP, e devidamente homologados, já estão terminados.Além da designação de avaliadores para emissão de Parecer sobre Relatório Curricular Trienal de Atividades de 6 investigadores, foi aprovado por unanimidade, tendo por base o parecer emitido pelos avaliadores, o relatório curricular trienal de atividade de 7 investigadores.Foi aprovada, por unanimidade, a inclusão do Prof. Coordenador c/Agregação José Alberto Cardoso Pereira, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, no painel de avaliadores externos do CC, para a área científica Tecnologias de produção em horticultura, fruticultura e outras culturas.Foi aprovado, por unanimidade a integração de um Bolseiro de Investigação na área científica Proteção de Plantas.


    4 de janeiro 2019 - Nesta data, reuniu a Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV com participação de todos os membros.Na sequência do envio, do documento de proposta de revisão do ECIC, preparado pelo Fórum dos Conselhos Científicos dos Laboratórios de Estado, ao Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Presidente do Fórum foi recebido pela assessora jurídica do Sr. Ministro, Drª Carolina Rêgo Costa.Sobre os processos em curso de integração de pessoal no âmbito do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), o Presidente informou estarem a ter início os procedimentos necessários para a integração dos doutorados abrangidos por aquele programa na carreira de Investigação Científica. Posteriormente foram aprovados por unanimidade os júris indicados para os concursospara a categoria de Investigador Auxiliar da Carreira de Investigação Científica no âmbito do PREVPAP.Além da designação de avaliadores para emissão de Parecer sobre Relatório Curricular Trienal de Atividades de 8 investigadores, foi aprovado por unanimidade, tendo por base o parecer emitido pelos avaliadores, o relatório curricular trienal de atividade de 1 investigador.


    24 de setembro 2018 - Com a presença de 115 dos seus 165 membros, reuniu nesta data o Plenário do Conselho Científico do INIAV. O tema central da reunião foi o debate e votação do Parecer sobre o Relatório de Atividades do INIAV 2017, tendo sido referidas algumas melhorias relativamente a relatórios anteriores. No ponto 2 da ordem de trabalhos abriu-se espaço para a discussão e deliberação sobre o documento apresentado por alguns colegas de contestação ao parecer da DGAEP, o qual suporta a muito recente aplicação do descongelamento dos escalões remuneratórios aos investigadores do INIAV.

    Nesta mesma data, reuniu a Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV com participação de todos os membros.Foi informado que o documento de revisão do ECIC preparado pelo Fórum dos Conselhos Científicos dos Laboratórios de Estado foi enviado ao Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Doutor Manuel Heitor no final do mês de julho.Foi debatido o conteúdo do Relatório de Atividades de 2017 do INIAV, tendo sido referidas algumas melhorias relativamente a relatórios anteriores.Foi aprovada por unanimidade a proposta da Presidência de submeter o documento apresentado por alguns colegas de contestação ao parecer da DGAEP (o qual suporta a aplicação do descongelamento dos escalões remuneratórios aos investigadores do INIAV),ao Plenário, bem como uma proposta apresentada pelo colega Joaquim Rolo, que formaliza aquela submissão.



    23 de Julho de 2018 - Nesta data, reuniu a Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV com uma participou via skype e 4 delegações.Os temas tratados incidiram sobre a reunião do Fórum dos Conselhos Científicos dos Laboratórios de Estado realizada no passado dia 12 de Julho, na qual foi debatida e aprovada a versão final do documento sobre a revisão do ECIC. No âmbito do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), foi dada a informação de que já foram abertos os concursos para admissão de técnicos superiores. Relativamente ao processo de Emprego Científico, para o qual o INIAV apresentou uma candidatura institucional para contratação de novos doutorados, foram concedidos três lugares: um investigador principal, um investigador auxiliar e um investigador júnior. Posteriormente, e além da designação de avaliadores para emissão de Parecer sobre Relatório Curricular Trienal de Atividades de 1 investigador, foi aprovado por unanimidade, tendo por base o parecer emitido pelos avaliadores, o relatório curricular trienal de atividade de 2 investigadores.Foi aprovado, por unanimidade a integração de 1 Técnico Superior na área científica solicitada.


    13 de Junho de 2018 - Nesta data, reuniu a Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV com participação de todos os membros.Além da designação de avaliadores para emissão de Parecer sobre Relatório Curricular Trienal de Atividades de 3 investigadores, foi discutida a revisão do ECIC e avaliação de desempenho dos investigadores.


    17 de abril de 2018 - Nesta data, reuniu a Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV com participação de todos os membros.Os temas tratados incidiram sobre a avaliação dos investigadores: sistema de avaliação e progressão na carreira e ainda foram apresentados processos em curso de contratação de pessoal científico. Posteriormente designaram-se os avaliadores para emitir Parecer dos Relatórios Curriculares Trienais de Atividades de 4 Investigadores.


    27 de fevereiro 2018 - Foi eleita uma nova equipa para a Presidência do Conselho Científico do INIAV I.P. e eleitos os novos representantes de cada área científica que passam a constituir a Comissão Coordenadora deste Conselho. O mandato destes dois órgãos do Conselho Científico termina em finais de 2021.


    29 de novembro 2017 - Com a presença de 13 dos seus membros, reuniu nesta data a Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV. O tema central da reunião foi a definição do conjunto de linhas orientadoras para a revisão do sistema de avaliação do desempenho dos investigadores, sistematizado após realização de um conjunto alargado de debates. Foram tomadas também deliberações relativamente à avaliação do desempenho de diversos investigadores do Instituto.


    26 de outubro 2017 - Com a presença de 16 dos seus membros, reuniu nesta data a Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV. Os temas tratados incidiram sobre diversas deliberações no quadro da avaliação do desempenho de investigadores do Instituto e no debate sobre a necessidade de revisão do sistema de avaliação do desempenho dos investigadores, designadamente dos aspetos associados ao tipo de pronúncia que a Comissão Coordenadora emite relativamente a cada Relatório Trienal de Atividades dos investigadores.


    27 de setembro 2017 - Reuniu nesta data a Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV, que contou com a presença de 22 dos seus membros. Os temas tratados incidiram sobre diversos tipos de deliberação no quadro da avaliação do desempenho de investigadores do Instituto e no debate das iniciativas a tomar internamente e no quadro do Fórum dos Laboratórios de Estado, relativamente à progressão na carreira. Foi também debatida uma versão provisória do Relatório de Atividades do INIAV relativa a 2016.


    11 de julho 2017 - Com a presença de 18 dos seus membros, reuniu nesta data a Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV. Foi aprovado um documento elaborado no âmbito do CC, relativo às linhas orientadoras para a eventual abertura de concursos no quadro da política de descongelamento de progressões na carreira, previsíveis para 2018 e anos seguintes.


    14 de junho 2017 - Reuniu nesta data a Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV, que contou com a presença de 14 dos seus membros. Os temas tratados incidiram sobre diversas deliberações relativas a seis processos de avaliação do desempenho de investigadores e a revisão do atual sistema de avaliação dos investigadores do INIAV, no que diz respeito à constituição e desenvolvimento futuro do painel de avaliadores externos.


    30 de maio 2017 - Reuniu nesta data a Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV, que contou com a presença de 14 dos seus membros. Os temas tratados incidiram sobre a revisão do atual sistema de avaliação dos investigadores que está a ser preparada e a elaboração de linhas orientadoras para a eventual abertura de concursos no quadro da política de descongelamento de progressões na carreira previsíveis para 2018.


    4 de maio 2017 - Com a presença de 18 dos seus membros, reuniu nesta data a Comissão Coordenadora do Conselho Científico, tendo como agenda a tomada de diversos tipos de decisão sobre 17 processos de avaliação dos investigadores em curso e a promoção de um segundo debate sobre um conjunto de propostas de revisão do atual sistema de avaliação apresentadas por um Grupo de Trabalho formado para esse efeito bem como os resultados dos debates promovidos por cada área científica a esse propósito.


    5 de abril 2017 - Com a presença de 114 dos seus membros, reuniu nesta data o Plenário do Conselho Científico, tendo como ponto central a definição de uma estratégia para o INIAV relativamente ao “Concurso 2017 para Projetos de Investigação em todos os domínios científicos” promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Esta reunião contou com a participação do Conselho Diretivo do INIAV e do Gabinete de Apoio a Projetos do Instituto.


    9 de março 2017 - A reunião da Comissão Coordenadora, realizada nesta data, contou com a presença de 19 dos seus membros. Teve por objetivos a emissão de 16 deliberações no âmbito dos processos de avaliação de desempenho de investigadores do Instituto e a realização de um primeiro debate sobre a proposta de revisão do atual sistema de avaliação de desempenho dos investigadores, produzida pelo Grupo de Trabalho criado para o efeito no final de 2016


    7 de fevereiro 2017 - Reuniu nesta data a Comissão Coordenadora do Conselho Científico que contou com a presença de 17 dos seus membros. A reunião teve por objetivo a emissão de um conjunto de deliberações no âmbito de 19 processos de avaliação do desempenho e de progressão na carreira atualmente em curso e o debate sobre uma metodologia de análise do corpo de investigadores do Instituto, segundo diversas perspetivas, tendo em vista o seu desenvolvimento futuro.


    17 de janeiro 2017 - Com a presença de 113 dos seus membros, reuniu nesta data o Plenário do Conselho Científico, tendo por objetivo central o debate e aprovação de uma proposta de revisão das “áreas científicas” do Instituto. A proposta de redução de 40% no número de áreas científicas atualmente em vigor, foi aprovada por unanimidade. Nesta reunião o Presidente do INIAV apresentou um balanço do ano de 2016 e traçou as linhas orientadoras para 2017. Foi aprovado por unanimidade o Relatório de Atividades do Conselho Científico do INIAV relativo a 2016.


    13 de dezembro 2016 - Com a presença de 22 dos seus membros, a Comissão Coordenadora realizou nesta data a última reunião de 2016. O ponto principal da agenda incidiu sobre uma proposta de revisão das “áreas científicas” do INIAV. Foi acordada uma solução que promove uma redução de 43% das atuais “áreas científicas”, adaptando este vetor organizacional do Instituto à atual conjuntura. Esta proposta irá ser debatida em reunião plenária a promover no início do próximo ano.


    17 de novembro 2016 - Com a presença de 22 dos seus membros, a Comissão Coordenadora do Conselho Científico reuniu para deliberar sobre 12 processos de avaliação do desempenho de investigadores e pronunciar-se sobre diversas vertentes da concretização do Plano de Ação para o Conselho Científico 2016-2018. De entre estes assuntos, destaca-se a aprovação de um conjunto de descritores da atividade dos cientistas do Instituto e uma proposta de ações tendentes à melhoria da inserção da atividade de investigação no quadro da instituição. Os grupos recém-criados para a elaboração de propostas relativas ao desenvolvimento do sistema de avaliação do desempenho dos investigadores e à difusão de informação apresentaram o ponto de situação dos trabalhos. Foi também debatida uma segunda proposta da Presidência do CC relativa à revisão da organização de áreas científicas do Instituto.


    20 de outubro 2016 - A Comissão Coordenadora do Conselho Científico reuniu com a presença de 17 dos seus membros. Foram tomadas diversas deliberações relativamente a 23 processos de avaliação do desempenho de investigadores em curso.
    Foi realizado um primeiro debate sobre diversas propostas da Presidência para concretização do Plano de Ação do CC 2016-2018, nomeadamente:
    - Contributos para melhoria da inserção da investigação no quadro do
    funcionamento corrente do Instituto;
    - Organização do Grupo Permanente para a Difusão de Informação,
    entretanto já constituído;
    - Estrutura de reporte da atividade dos investigadores do INIAV, a ser
    adotada anualmente pelo Instituto;
    - Formação de um Grupo de Trabalho que irá dedicar-se à
    elaboração de uma proposta de revisão do sistema de
    avaliação do desempenho dos investigadores.

    Finalmente, nesta reunião foi debatida uma primeira proposta da Presidência para revisão e atualização de Áreas Científicas do Instituto.


    19 de julho 2016 - Com a presença de 21 dos seus membros, reuniu nesta data a Comissão Coordenadora do Conselho Científico, com o intuito de dar seguimento a 25 processos de avaliação do desempenho de investigadores, em curso neste momento. Foi também acordada a proposta de parecer do Conselho Científico relativamente ao Relatório de Atividades do INIAV de 2015, a submeter ao Plenário, através de um processo de consulta escrita deliberativa.


    21 de junho 2016 - A Comissão Coordenadora reuniu nesta data, com a presença de 18 dos seus membros. Nesta reunião foi dado andamento a 12 processos de avaliação do desempenho dos investigadores e discutidas as formas de organização do Conselho Científico para concretização do Plano de Ação 2016-2018. Foi igualmente debatida a posição do Conselho Científico relativamente ao Projeto de Regulamento de projetos de investigação e desenvolvimento financiados exclusivamente por fundos nacionais, em processo de consulta pública promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.


    24 de maio 2016 - Plenário do Conselho Científico (CC) reuniu nesta data para debater e aprovar o Plano de Ação do CC para o período 2016-2018. Este Plano de Ação foi aprovado por unanimidade dos conselheiros e irá balizar a atividade do CC nos próximos anos. Foram definidas diversas linhas de ação, objetivos, calendário e forma de organização dos trabalhos. Para além de um conjunto de ações internas ao CC, este Plano prevê também a concretização de trabalho colaborativo com outros órgãos e estruturas do INIAV, com o objetivo de desenvolver a atividade do INIAV em diversos domínios. Para além deste tema central do Plenário, nesta reunião o CC emitiu parecer sobre o “Plano de Atividades para o INIAV 2016” e aprovou uma alteração ao seu Regulamento Interno.


    11 de maio 2016 - A Comissão Coordenadora do Conselho Científico reuniu nesta data, com a presença de 19 dos seus membros, tendo em vista aprovar a designação dos avaliadores internos e externos dos Relatórios Curriculares Trienais de Atividades de 11 investigadores. Nesta reunião, foi também analisada a segunda versão do texto do Plano de Atividades do CC para o período 2016-2018 e debatida uma alteração ao Regulamento Interno do Conselho Científico. Estes dois últimos assuntos serão sujeitos a debate e votação em reunião do Plenário a realizar no próximo dia 24 de maio.


    29 de abril 2016 - A Comissão Coordenadora do Conselho Científico reuniu nesta data, com a participação de 23 dos seus membros. Os trabalhos incidiram sobre 36 processos decisórios no âmbito da avaliação do desempenho dos investigadores do Instituto. Foi debatida uma versão de trabalho do Plano de Atividades do INIAV para 2016. Na sequência de trabalhos promovidos em anteriores reuniões desta Comissão, foi discutido o conjunto de linhas de ação, objetivos e metodologias a desenvolver no quadro de um Plano de Ação 2016-2018 para o Conselho Científico.


    21 de março 2016 - Com a presença de 22 dos 25 membros, reuniu a Comissão Coordenadora do Conselho Científico, com o objetivo de debater diversos documentos preparatórios para a elaboração de um Plano de Ação 2016-2018. Esta reunião foi antecedida por uma sessão de trabalho realizada no dia 14 do mesmo mês, na qual foram analisadas as primeiras versões dos contributos de cada um dos sete grupos formados no seio da Comissão e que, entretanto, foram melhorados. Estabilizada esta fase dos trabalhos, estes sete documentos serão agora consolidados num documento único, a ser desenvolvido e debatido ao longo do mês de abril.


    26 de fevereiro 2016 - Realizou-se a primeira reunião da Comissão Coordenadora do Conselho Científico do INIAV, I.P. (CC-INIAV) com a composição resultante do processo eleitoral de dezembro de 2015. Estiveram presentes 22 dos seus 25 membros, representantes de cada área científica do Instituto. Após prestada informação sobre o processo em curso com vista ao desenvolvimento do Sistema de Informação do INIAV, foi acordada a estrutura e organização dos trabalhos para a elaboração de um Plano de Ação para o CC-INIAV, para 2016-2018. Este plano será apresentado para aprovação pelo Plenário na reunião agendada para o próximo dia 17 de maio. Foram também tomadas diversas decisões correntes relativamente ao processo de avaliação do desempenho dos investigadores.


    26 de janeiro 2016 - Reuniu o Plenário do Conselho Científico do INIAV, I.P. que contou com a presença de 115 dos 146 investigadores e doutorados que integram o Instituto. Nesta reunião, para além do avanço dado a diversos processos individuais no âmbito da avaliação do desempenho dos investigadores do INIAV, foi analisada a situação atual da investigação no Instituto e identificadas as ações a empreender pelo Conselho Científico ao longo do triénio de 2016-2018, que poderão contribuir para melhorar a sua prestação. A sistematização desta informação dará origem a um Plano de Atividades Trienal do Conselho Científico para 2016-2018, produzido no âmbito da Comissão Coordenadora deste Conselho, a ser aprovado pelo Plenário até final do primeiro semestre.


    9 de dezembro 2015 - Foi eleita uma nova equipa para a Presidência do Conselho Científico do INIAV I.P. e eleitos os novos representantes de cada área científica que passam a constituir a Comissão Coordenadora deste Conselho. O mandato destes dois órgãos do Conselho Científico termina em finais de 2018.

     



     




     

  • COMISSÃO COORDENADORA
     
  • REGULAMENTO INTERNO




     


     

  • DOCUMENTOS DE GESTÃO


     









  • PRESIDÊNCIAS

    2018-2020

    Presidente -  Pedro Louro (investigador auxiliar)

    Vice Presidente - Sandra Cavaco (investigadora auxiliar)

    Secretária - Isabel Duarte (investigadora auxiliar)


    2016-2018

    Presidente - Rui Rosário (investigador coordenador)

    Vice Presidente - Paula Scotti (investigadora auxiliar)

    Secretária - Sandra Cavaco  (investigadora auxiliar)


    2013-2015

    Presidente - Pedro Reis (investigador auxiliar)

    Vice Presidente - Olga Cardoso (investigadora auxiliar)

    Secretária - Isabel Carrasquinho (investigadora auxiliar)




     


     

  • DIVULGAÇÃO

    Boletim Técnico nº 2/2018 - Nemátodes de Quisto da Batateira











     



Governo de Portugal
w3c
acessibilidade
seara.com