Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Facebook
24
Notícias
Dia do Agricultor


CLIQUE NA IMAGEM PARA VER O PROGRAMA




Celebra-se este ano o 75º aniversário da Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, hoje integrada no Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIAV, I.P.).
É um percurso longo que merece ser destacado, sobretudo, quando a produção e difusão de novos conhecimentos é encarada como o objectivo primordial no reforço das dinâmicas de inovação e de internacionalização da agricultura de modo a estimular a competitividade do sector agroindustrial.
A aposta em modelos de coordenação e cooperação interministerial que visam impulsionar as atividades de investigação e desenvolvimento, baseadas em parcerias alargadas entre as diversas entidades do sector público e os agentes económicos do sector, está a ser implementada através da criação de uma Rede Nacional de experimentação e Investigação Agrária e Animal.
O modelo proposto reforça o exemplo da Estação Nacional de Melhoramento de Plantas que, ao longo de 75 anos, tem procurado alinhar a sua Agenda de Investigação com as orientações das Políticas Públicas e com as necessidades dos agricultores e industriais.
Neste contexto, o DIA DO AGRICULTOR 2017, a realizar no dia 16 de maio, pretende ser uma jornada de comemoração e reflexão sobre o futuro, contando, para isso, com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

(Benvindo Maçãs - Diretor da Unidade Estratégica de Investigação e Serviços de Biotecnologia e Recursos Genéticos do INIAV, I.P.)

 
Governo de Portugal
w3c
acessibilidade
seara.com