A SUBEROTECA NACIONAL ALBINO DE CARVALHO situa-se no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P., em Oeiras, no Edifício Florestal. Foi originalmente iniciada em 1982 pelo Engenheiro Silvicultor Albino de Carvalho para conservar a maior e mais antiga coleção de amostras de cortiça a nível nacional e mundial. Esta coleção única de amostras de cortiça está a ser ampliada continuamente com coleções recentes de amostras de cortiça de muitos doadores. Atualmente, na SUBEROTECA NACIONAL podemos aceder a mais de 3000 amostras de cortiça, já catalogadas e oriundas das mais variadas regiões suberícolas nacionais.
Na SUBEROTECA NACIONAL existe ainda uma coleção de fotografias de cortes histológicos de cortiça e; uma coleção de lâminas com micro e macro preparações de cortiça, algumas das quais da autoria de Joaquim Vieira Natividade. Existe também uma coleção de produtos de cortiça, antigos e novos.
A SUBEROTECA NACIONAL tem como missão preservar, adquirir, interpretar, caraterizar e dar a conhecer à comunidade em geral da diversidade, beleza e valor da cortiça, um valor biológico, ecológico, económico, social e cultural. Através das suas coleções a SUBEROTECA NACIONAL pretende ainda inspirar: a coleção em si, como modo de preservar e conservar cortiça e correspondente informação sistematizada, com grande interesse científico; a pesquisa, para aumentar o conhecimento do património suberícola nacional e; a educação ambiental, para ajudar a proteger a cortiça e a árvore, sobreiro.
A SUBEROTECA NACIONAL está a evoluir para um centro de aprendizagem ao permitir o acesso público a uma coleção única de amostras de cortiça:
- ao permitir acesso online à coleção;
- ao integrar exposições; ao participar em programas educacionais nacionais e;
- ao contribuir para projetos de pesquisa e de investigação com resultados em publicações científicas e de divulgação.
Portugal é o maior produtor e transformador mundial de cortiça. E tem a maior SUBEROTECA mundial. Visite-nos! Aprecie as nossas coleções conservadas com grande cuidado e respeito e que fornecem uma fonte contínua de conhecimento e aprendizagem. Integre os nossos programas educacionais e exibições.
A SUBEROTECA NACIONAL agradece a todos os seus colaboradores: investigadores, proprietários florestais; industriais da cortiça e à sociedade em geral, todo o apoio na construção dinâmica da maior e mais antiga coleção de amostras de cortiça.
onde estamos
A responsável da SUBEROTECA NACIONAL ALBINO DE CARVALHO é a Investigadora Auxiliar Augusta Costa (augusta.costa@iniav.pt). A gestão corrente da coleção está a cargo da Técnica Superior Isabel Tinoco Faria dos Santos (isabel.tinoco@iniav.pt).