Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate

Polo de Inovação da Fonte Boa (Estação Zootécnica Nacional) dispõe de Laboratório de Análise Geral dos Alimentos, com valências nas áreas da química, física e características sensoriais dos alimentos e dos produtos edíveis, Laboratório da Digestão e do Metabolismo e Laboratório de Qualidade do Produto Animal para dar resposta à área alimentar nos domínios da qualidade, eficiência de utilização (digestiva e metabólica), tecnologia e segurança.

Laboratório de Análise Geral dos Alimentos

O Laboratório de Análise Geral dos Alimentos presta serviços na forma de análises laboratoriais para caracterização química e nutritiva de fontes alimentares para animais (pastagens, forragens, resíduos, subprodutos, alimentos concentrados, etc.), para controlo da qualidade dos produtos finais obtidos (leite/carne/queijo/ovos) e para caracterização dos parâmetros metabólicos dos animais (sangue, fezes, urina, conteúdo digestivo). Tem competências para estudos da composição nutricional da carne e das características nutricionais e de aptidão tecnológica do leite (com especial incidência dos pequenos ruminantes) têm vindo a ser adquiridas. 

Este laboratório está dividido em três domínios científicos:

Análise Química:

  • Caracterização química e nutritiva de recursos alimentares para animais, com vista à elaboração de tabelas químicas e nutricionais e/ou rotulagem de alimentos para animais.
  • Avaliação do perfil de ácidos gordos de alimentos e produtos.
  • Aspetos qualitativos, nutricionais e nutracêuticos da carne e leite.
  • Avaliação do perfil caseínico do leite e seu impacto na qualidade do queijo.

Análise Física:

  • Caracterização do perfil de textura da carne de raças autóctones ou exóticas, para otimização da sua tenrura final.
  • Caracterização do perfil de textura de queijo (fresco) e relação com a qualidade e aptidão tecnológica do leite de pequenos ruminantes.
  • Avaliação da cor dos alimentos e sua relação com fatores produtivos e/ou tecnológicos.

Análise Sensorial:

  • Avaliação e caracterização sensorial da carne de raças autóctones, atendendo ao impacto que opções produtivas ou tecnológicas poderão exercer na qualidade final.
  • Estudos de caracterização sensorial de alimentos desenvolvidos ao abrigo de projetos de investigação com impacto na qualidade final na aceitação por parte dos consumidores.
  • Avaliação e caracterização sensorial de produtos alimentares obtidos em projetos com empresas do tecido agroindustrial ou suas solicitações pontuais.

Laboratório de Digestão e do Metabolismo

O Laboratório de Digestão e do Metabolismo realiza estudos de eficiência digestiva: laboratório de simulação da digestão de ruminantes e monogástricos (estudos in vitro), bem como uma área de experimentação com parques individuais para animais e um conjunto de caixas metabólicas que permite a realização de ensaios de digestão (in situ e in vivo) e de metabolismo nas diferentes espécies pecuárias (ovinos, bovinos, suínos e aves), equipado para  controlo de peso dos animais, da ingestão de alimento, recolha de fezes, urinas e suco do rúmen.

Análises e serviços prestados:

  • Estudos exploratórios, para avaliação nutricional de novos produtos/alimentos (simulação da digestão).
  • Determinação das taxas de degradação ruminal de novos produtos/alimentos (estudos in situ).
  • Estudos de eficiência digestiva de novos produtos/alimentos (ensaios metabólicos).
  • Avaliação da manipulação das dietas na carga poluente ambiental.
  • Mitigação das emissões de metano resultante da fermentação entérica, por via da alimentação.
LABORATÓRIOS

Laboratório de Qualidade do Produto Animal

O Laboratório de Qualidade do Produto Animal avalia a qualidade do leite e da carne fresca.

Os estudos tecnológicos enquadrados na primeira transformação do músculo da carne são realizados no matadouro experimental e a sala de ordenha de pequenos ruminantes dá apoio na avaliação da qualidade tecnológica do leite de pequenos ruminantes.

Análises e serviços prestados:

  • Estudo da influência de opções tecnológicas a nível de abate e pós-abate de suínos e bovinos e respetiva influência na qualidade final da carne.
  • Desenvolvimento de produtos frescos para valorização da carne de raças autóctones – IGP e DOP.
  • Caracterização da aptidão tecnológica do leite de pequenos ruminantes em função de opções de maneio zootécnico e respetiva influência na qualidade do queijo.
  • Estudo de novos produtos alimentares.
Pedrês Portuguesa

O conjunto das determinações analíticas constantes na tabela de preços da Deliberação n.º 603/2024, DR. n.º 86, Série II de 03-05-2024 não é exaustivo, podendo efetuar-se outras cujo preço será estabelecido mediante consulta.

No caso de venda de bens e produtos, associados às atividades de experimentação e demonstração, ou de prestação de outros serviços pelo INIAV, I. P., o preço será estabelecido mediante consulta, com base na informação relativa ao valor de bens transacionáveis, tendo sempre em conta as particularidades dos produtos gerados e respetivas condicionantes de produção.

Os pedidos de informação e consulta de preços deverão ser enviados para:

GABINETE DE INFORMAÇÃO AO CLIENTE

Av. da República, Quinta do Marquês
2780-157 Oeiras – Portugal

  (+351) 214 403 500
  infocliente@iniav.pt

Contactos

Image

Polo de Inovação da Fonte Boa – Estação Zootécnica Nacional

Quinta da Fonte Boa, Vale de Santarém
2005-048 Santarém
  39°12'03.3"N 8°44'22.1"W
  (+351) 243 767 300
  polo.santarem@iniav.pt