Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

Nos últimos anos, a conservação, utilização sustentável e promoção dos recursos genéticos animais para alimentação e agricultura têm sido uma prioridade das sucessivas políticas nacionais e comunitárias.

Sendo um exemplo concreto de multifuncionalidade na atividade agroalimentar e base da inovação do setor agropecuário moderno, diversas atividades estão intimamente dependentes dos Recursos Genéticos Animais (RGAn). As atuais explorações agropecuárias dependem dos RGAn para obterem raças melhoradas, novos cruzamentos, variedades e populações que proporcionem à sociedade produtos de qualidade e seguros.

O Polo de Inovação da Fonte Boa dispõe de Banco Português de Germoplasma Animal (BPGA), o Laboratório de Genética Molecular, o Núcleo de Genética Quantitativa e Genómica e também os Laboratórios de Embriologia, de Endocrinologia e de Andrologia para dar apoio aos setores agrícola e agroindustrial não apenas da região, mas em todo o território nacional, proporcionando um desenvolvimento da fileira, a criação de atividades e serviços indisponíveis ou insuficientes em Portugal, e a transferência de conhecimento e competências para o tecido empresarial.

Banco Português de Germoplasma Animal (BPGA)

logo BPGAO BPGA tem como objetivo principal assegurar a recolha e manutenção de germoplasma - nomeadamente sémen, embriões, oócitos, células somáticas e ADN - de todas as raças nacionais de animais domésticos, de forma a:

  • Garantir a sua conservação a longo prazo, de acordo com as recomendações das organizações internacionais competentes.
  • Assegurar a sua disponibilidade para utilização nos programas de conservação e seleção das raças envolvidas, segundo as normas estabelecidas no presente Regulamento.
  • Promover o intercâmbio de informação e, quando tal for julgado adequado, de material genético com bancos congéneres estrangeiros.

Análises e serviços prestados:

  • Confere ao material genético recolhido o indispensável enquadramento, respeitando as recomendações internacionais e garantindo a salvaguarda a longo prazo do património genético das raças autóctones portuguesas.
  • Classifica o material criopreservado de acordo com as necessidades de recuperação e defesa das raças em extinção ou extintas, os programas de conservação in situ/melhoramento/reprodução e eventual utilização comercial particular, em:
    • Reserva genética nuclear (RGN) – gâmetas que constituem o núcleo de conservação destinados à recuperação de raças (só utilizável em última instância).
    • Reserva genética de trabalho (RGT) – excedentes para utilização em programas de conservação, melhoramento e reprodução dos efectivos (entradas e saídas para os fins propostos).
    • Reserva genética comercial (RGC) – gâmetas de utilização comercial pelos respetivos proprietários no âmbito de protocolos acordados com o BPGA.
Image
Image
Image

Laboratório de Genética Molecular

Laboratório de Genética Molecular
Laboratório de Genética Molecular

O Laboratório de Genética Molecular dá resposta ao setor produtivo, nas seguintes atividades:  testes de paternidade em várias espécies, caracterização genética de populações autóctones, genotipagem para genes de interesse e suscetibilidade/resistência a doenças, e ainda transferência de tecnologia de genotipagem para outros laboratórios.

Análises e serviços prestados:

  • Implementação/pesquisa de marcadores genéticos com interesse para as espécies pecuárias.
  • Estudo de marcadores genéticos para a qualidade dos produtos (carne e leite).
  • Caracterização genética com marcadores moleculares de diferentes raças autóctones de bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos e galináceos para análise da variabilidade intra e inter-racial.
  • Exames de paternidade por análise de ADN de diversas raças autóctones e exóticas.
  • Estudos de genómica funcional visando melhorar a taxa de gestação e a eficiência reprodutiva em bovinos.
  • Apoio e assessoria técnico-científica a organismos oficiais e ao sector produtivo.
  • Apoio a exportação e internacionalização.
  • Apoio ao sector da distribuição na área da rastreabilidade/ caracterização genética.
  • Participação em consórcios nacionais e internacionais.

Núcleo de Genética Quantitativa e Genómica

Este núcleo possui um efetivo base das 4 raças galináceas nacionais (Pedrês Portuguesa, Preta Lusitânica, Amarela e Branca) onde Polo de Inovação da Fonte Boa tem a responsabilidade de investigação, preservação, melhoramento e divulgação destas 4 raças, pretendendo com este núcleo, contribuir para a conservação do património genético animal e utilização sustentável dos recursos genéticos animais de Portugal. Adicionalmente, este núcleo contribui para o fornecimento de animais para criadores particulares.

Análises e serviços prestados:

  • Investigação, preservação, melhoramento e divulgação das 4 raças, contribuindo para a conservação do património genético animal e utilização sustentável dos recursos genéticos animais de Portugal.
  • Fornecimento de animais para criadores particulares.
  • Caracterização das 4 raças, em domínios como:
    • qualidade da carne e ovos - valor nutricional e das qualidades organoléticas;
    • conservação e melhoramento genético - caracterização genética por análise de ADN, caracterização demográfica;
    • apoio à AMIBA, na continuidade das ações relativas à avaliação do potencial reprodutivo dos galos e à crioconservação de sémen dos galos de raças autóctones, com a finalidade de disponibilizar material para conservação no BPGA e a sua possível utilização no âmbito do programa de conservação\melhoramento genético.
  • Desenvolvimento de projetos de investigação em parceria com empresas, do sector alimentar, de instalações e equipamentos.
  • Estudo de diferentes variedades de proteaginosas, bem como a introdução de insetos na alimentação de aves é de extrema atualidade e importância para os vários sectores. Da mesma forma, pretende-se utilizar materiais alternativos nas instalações de aves, sem redução da funcionalidade, da limpeza e da higienização.
Pedrês Portuguesa
Preta Lusitânica
Amarela Lusitânica

Laboratório de Embriologia e Culturas Celulares

culturas celulares

O Laboratório de Embriologia e Culturas Celulares desenvolve diversas atividades de investigação, experimentação e demonstração na área de embriologia. Possui uma equipa licenciada de colheita, produção e transferência de embriões.

Este laboratório apoia programas de conservação dos recursos genéticos animais portugueses. Facilita o comércio e as trocas internacionais de material genético (evita o transporte de animais de alto valor genético, diminui o custo, limita os riscos sanitários e de lesões).

Análises e serviços prestados:

  • Produção de embriões pelas técnicas de superovulação e lavagem uterina.
  • Sexagem de embriões.
  • Crioconservação de embriões, oócitos e tecido ovárico.
  • Avaliação da qualidade e potencial de desenvolvimento do gâmeta feminino.
  • Avaliação da qualidade e capacidade fertilizante de ejaculados.
  • Avaliação da qualidade e potencial de desenvolvimento embrionário e de manutenção da gestação.
  • Identificação e regulação de marcadores de fertilidade/infertilidade em machos e fêmeas, seleção de reprodutores.

Laboratório de Andrologia

O Laboratório de Andrologia apoia programas de conservação ex situ (BPGA), conservação e melhoramento in situ (inseminação artificial de efectivos das associações de criadores), promove cursos de Inseminação Artificial e formação pós-graduada.

As suas atividades relacionam-se com os mecanismos e fatores que condicionam a reprodução das espécies pecuárias e também com a inovação, implementação e transferência das tecnologias de reprodução assistida nas espécies pecuárias.

Análises e serviços prestados:

  • Estudo dos mecanismos e factores que condicionam a reprodução do macho nas espécies pecuárias, com especial incidência nos pequenos ruminantes (fisiologia da maturação e conservação dos espermatozoides, sazonalidade reprodutiva do macho e da fêmea e outros factores condicionantes da fertilidade).
  • Inovação, implementação e transferência das tecnologias de reprodução assistida, nomeadamente nas tecnologias do sémen (exames andrológicos, recolha, avaliação, processamento, refrigeração e congelação do sémen e inseminação artificial).
Image

O conjunto das determinações analíticas constantes na tabela de preços da Deliberação n.º 607/2015, DR 2.ª série n.º 79, de 23/04/2015 não é exaustivo, podendo efetuar-se outras cujo preço será estabelecido mediante consulta.

No caso de venda de bens e produtos, associados às atividades de experimentação e demonstração, ou de prestação de outros serviços pelo INIAV, I. P., o preço será estabelecido mediante consulta, com base na informação relativa ao valor de bens transacionáveis, tendo sempre em conta as particularidades dos produtos gerados e respetivas condicionantes de produção.

Os pedidos de informação e consulta de preços deverão ser enviados para:

GABINETE DE INFORMAÇÃO AO CLIENTE

Av. da República, Quinta do Marquês
2780-157 Oeiras – Portugal

  (+351) 214 403 500
  infocliente@iniav.pt

Contactos

Image

Polo de Inovação da Fonte Boa – Estação Zootécnica Nacional

Quinta da Fonte Boa, Vale de Santarém
2005-048 Santarém
  39°12'03.3"N 8°44'22.1"W
  (+351) 243 767 300
  polo.santarem@iniav.pt