As competências da área de Mercados e Consumidor Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV) integram-se na Unidade Estratégica de Investigação e Serviços de Sistemas Agrários e Florestais e Sanidade Vegetal (UEIS-SAFSV).
ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO & INOVAÇÃO (I&I)
Análise das Preferências e do Comportamento dos Consumidores:
Desenvolvimento de estudos exploratórios qualitativos e quantitativos com o objetivo de analisar as alterações nas preferências dos consumidores e nos padrões de consumo.
Contextualização das Escolhas dos Consumidores:
Desenvolvimento de mercados/leilões experimentais contextualizados nos quais se procura recriar em laboratório diferentes situações de compra e/ou consumo e contextos territoriais.
Valoração Económica de Inovações Agroalimentares:
Desenvolvimento de protocolos experimentais que permitem medir a disposição a pagar dos consumidores por inovações agroalimentares sustentáveis.
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
- Construção, aplicação e moderação de mercados/leilões experimentais
- Estudos exploratórios qualitativos e quantitativos
- Formação profissional, graduada e pós-graduada
TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO
- Publicação de artigos científicos e técnicos, publicações institucionais e artigos de divulgação.
- Organização de eventos técnicos e científicos, nomeadamente: congressos, colóquios e webinars
- Orientação de estagiários curriculares e de pós-graduação
- Atividades de lecionação em instituições públicas e privadas
LABORATÓRIO
-
Living Lab em Economia Experimental Agroalimentar