HORTICULTURA
A Horticultura é um setor da agricultura que contribui de uma forma preponderante para a produção de alimentos e a sua diversificação, abrangendo a fileira das culturas hortícolas herbáceas e semilenhosas.
Face aos desafios atuais, nomeadamente o crescimento da população mundial e consequente aumento do consumo, o impacto das alterações climáticas e atual crise pandémica, a Horticultura terá um maior relevo no aumento da produtividade, na redução da extração de recursos promovendo a circularidade, nas respostas às alterações climáticas e na produção alimentar saudável e sustentável através da inovação e tecnologia.
2021 - ANO INTERNACIONAL DAS FRUTAS E HORTÍCOLAS
Inserida na Década de Ação da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Nutrição (2016-2025), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), anunciou a decisão de consagrar 2021 como Ano Internacional das Frutas e Legumes, como forma de sensibilizar o mundo para o importante papel das frutas e legumes na nutrição humana, segurança alimentar e saúde. Esta iniciativa pretende apelar para a melhoria da produção alimentar saudável e sustentável através da inovação e tecnologia e para reduzir as perdas e desperdícios alimentares.
Os produtos hortícolas são fontes de fibras alimentares, vitaminas e minerais e fitoquímicos benéficos. A FAO e a Organização Mundial de Saúde recomendam o consumo diário por adulto de, pelo menos 400 g de fruta e legumes para prevenir doenças crónicas, tais como cancro, diabetes, doenças cardíacas e obesidade, bem como para combater deficiências de micronutrientes.
As atividades de investigação & Inovação em Horticultura decorrem na área dos Sistemas Agrários da Unidade de Investigação e Serviços de Sistemas Agrários e Florestais e Sanidade Vegetal, através de projetos de Investigação & Inovação e Protocolos com entidades privadas.
As atividades enquadram-se na Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, do Ministério da Agricultura (Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020 de 13/10/2020) – Terra Futura – e inserem-se em 3 das 5 Intervenções estratégicas e respetivas metas, nomeadamente: Mais rendimentos; Mais futuro; Mais inovação.
De entre as 15 iniciativas emblemáticas da Agenda, a investigação em Horticultura, insere-se nas seguintes:
- Iniciativa 1 - Alimentação sustentável;
- Iniciativa 2 - Uma só saúde;
- Iniciativa 4 - Adaptação às alterações climáticas;
- Iniciativa 5 - Agricultura circular;
- Iniciativa 6 - Territórios sustentáveis;
- Iniciativa 9 - Promoção dos produtos agroalimentares portugueses;
- Iniciativa 10 - Excelência da organização da produção;
- Iniciativa 12 - Promoção da investigação, inovação e capacitação;
- Iniciativa 13 – Rede de inovação.