Dia Internacional da Sanidade Vegetal - 12 maio
As Nações Unidas designaram o dia 12 de Maio como Dia Internacional da Sanidade Vegetal (IDPH) para aumentar a consciência global sobre como a proteção da saúde vegetal pode ajudar a acabar com a fome, reduzir a pobreza, proteger a biodiversidade e o ambiente e impulsionar o desenvolvimento económico. O Dia é um legado fundamental do Ano Internacional da Fitossanidade 2020.
Tanto a nossa saúde como a saúde do nosso planeta dependem das plantas. As plantas são a fonte do oxigênio que respiramos, de grande parte dos alimentos que ingerimos, das fibras que compõem nossas roupas e dos materiais naturais de construção.
No entanto, até 40% das culturas alimentares são perdidas todos os anos devido a pragas e doenças de plantas. Isto está a afetar a segurança alimentar e a agricultura, a principal fonte de rendimento das comunidades rurais vulneráveis.
As alterações climáticas e as atividades humanas também estão a afetar a saúde das plantas, alterando os ecossistemas e danificando a biodiversidade, ao mesmo tempo que criam novos nichos para as pragas prosperarem. As viagens e o comércio internacional, que triplicaram de volume na última década, estão a fazer com que pragas e doenças apareçam em locais onde nunca foram vistas antes.
Manter as plantas saudáveis é essencial para a vida na Terra e todos nós temos um papel a desempenhar!
Para promover a consciência da importância da saúde das plantas junto dos mais jovens a FAO, divulga o Livro Infantil – Plantas Saudáveis, Planeta Saudável.