Finais das Olimpíadas Portuguesas de Biologia no INIAV e ITQB
Decorreram este fim-de-semana no Concelho de Oeiras as finais das Olimpíadas Portuguesas de Biologia (OPB). No Sábado dia 23 de abril, 47 estudantes finalistas realizaram 4 provas práticas no campus do INIAV, duas no nosso Instituto e duas no ITQB. As OPB são organizadas pela Ordem dos Biólogos e foram criadas há 13 anos pelo investigador do INIAV, José Matos, na altura vice-presidente da (OBio). A convite da Câmara Municipal de Oeiras, que foi a anfitriã desta final, as duas Instituições (INIAV e ITQB) trabalharam em equipa e prepararam 4 interessantes e desafiantes provas nas áreas da Biologia Animal, Entomologia/Nematologia, Bioinformática e Bioquímica, que os jovens realizaram entre as 08:00 e as 14:00.
As provas do INIAV foram realizadas no Edifício Florestal e foram criadas e realizadas pelos colegas Fernanda Simões, José Matos Luís Bonifácio, Lurdes Inácio, Margarida Fontes e pela professora Joana Capucho, da Escola Secundária Fernando Lopes Graça.
Estas provas irão selecionar os vencedores da edição de 2022 e também os 4 jovens que irão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Biologia (IBO2022) que se realizarão em Julho, em Yerevan, na Arménia.