No Diário da Manhã da TVI, emitido hoje dia 7 de janeiro de 2026, foram transmitidas duas reportagens dedicadas ao efeito do frio nas fruteiras, a partir do Polo de Inovação de Alcobaça que está inserido numa das principais regiões produtoras de fruta do país.
A primeira reportagem, às 8h32, contou com a intervenção do Eng. Rui Maia de Sousa, Coordenador do Polo do INIAV de Alcobaça, que abordou o impacto positivo das baixas temperaturas registadas nos últimos dias nas culturas, enquadrando a preocupação com eventuais danos nas fruteiras devido à baixa acumulação de horas frio até ao momento.
Na segunda peça, às 9h26, Rui Maia de Sousa explicou de que forma o frio pode influenciar negativamente nesta fase do ciclo das nespereiras (floração/vingamento) a produção, destacando ainda, a importância da preservação das variedades regionais de nespereiras e o estudo do comportamento agronómico das mesmas com a finalidade de disponibilizar esse conhecimento aos produtores.
As reportagens sublinharam o papel fundamental do conhecimento técnico e científico do INIAV, IP, no apoio aos agricultores.
Veja as reportagens aqui.
Fonte: TVI
