Instituto Ricardo Jorge participa no II Seminário “A Investigação nos Laboratórios do Estado”
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) participou, dia 18 de abril, no II Seminário “A investigação nos Laboratórios do Estado e a construção de uma sociedade segura e mais resiliente”. Promovido pelo Fórum dos Conselhos Científicos dos Laboratórios do Estado (LE), o evento permitiu apresentar exemplos de atividades de Investigação e Desenvolvimento realizadas pelos Laboratórios do Estado que geram evidência científica de elevados níveis de competência e independência para apoiar a definição e implementação de políticas públicas.
A segunda edição desta iniciativa, que decorreu no auditório do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P., em Lisboa, e contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, teve como principais temas de debate “Mudança climática, energia e recursos naturais”, “Saúde e bem estar”, “Segurança civil para a sociedade” e “Alimentos, bioeconomia, agricultura e ambiente”. O programa do seminário incluiu ainda uma mesa redonda com stakeholders externos para debater a relevância da investigação desenvolvida pelos LE.
O INSA participou no evento através dos seus departamentos de Doenças Infeciosas (DDI), de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis (DPS) e de Epidemiologia (DEP). “Mudança climática na dispersão de mosquitos e o impacto na saúde pública”, “Papel da investigação do genoma viral na gestão do surto de Monkeypox”, “Prevenção da doença cardiovascular: o exemplo da hipercolesterolemia familiar” e “Exposição ambiental e ocupacional da população portuguesa a metais e seus determinantes” foram os títulos das comunicações apresentadas pelos investigadores Fátima Amaro (DDI), João Paulo Gomes (DDI), Mafalda Bourbon (DPS) e Sónia Namorado (DEP), respetivamente.
Os LE são entidades produtoras de conhecimento científico e de desenvolvimento tecnológico e constituem um dos pilares do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação, cabendo-lhes um papel fulcral no apoio à definição e implementação de políticas públicas, na respetiva vertente científica e tecnológica. Têm ainda como funções o desenvolvimento de ações conducentes a uma efetiva transferência do conhecimento científico e tecnológico para os vários setores da economia e da sociedade.
Além do INSA e do LNEC, o Fórum dos LE é atualmente constituído pelos representantes dos Conselhos Científicos de mais quatro entidades: Hidrográfico (IH), Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, IP), IPMA e LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P.. Integra ainda este Fórum como observador o representante do Conselho Científico da Direção Geral do Território (DGT), que desenvolve investigação apesar de não ter estatuto de LE.
Vídeo da parte da manhã: https://www.youtube.com/live/_K6Ly1AoSEE
Vídeo da parte da manhã: https://www.youtube.com/live/lXuH1RLT3gM
Mais informações: https://www.insa.min-saude.pt/instituto-ricardo-jorge.../
Fonte: INSA