A produção de figos lampos esteve hoje em destaque no Diário da Manhã da TVI, em duas reportagens (7h:47 e 9h:25), dedicadas ao trabalho de investigação e inovação desenvolvido pelo INIAV - Polo de Inovação de Alcobaça - Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade (ENFVN).
Em colaboração com produtores da região de Torres Novas, o INIAV está a ensaiar novas variedades de figueira e sistemas inovadores de condução dos pomares, com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir os custos de colheita.
As reportagens deram a conhecer duas variedades de figos lampos selecionadas pelo INIAV, bem como sistemas de produção intensiva com 1000 e 2000 figueiras por hectare, atualmente em avaliação em pomares comerciais.
Foram também destacados alguns dos principais cuidados a ter durante a colheita destes frutos, fundamentais para garantir a sua qualidade e valorização.
Assista aqui. (linha de tempo: 1.21.49)
