O INIAV esteve presente nos dias 28 e 29 de maio de 2026 numa visita técnica e reunião dedicada ao desenvolvimento de uma ficha técnica para identificação de defeitos do Queijo Serpa e Queijo Serpa Velho, no âmbito do projeto DAIRITAL.
A participação do INIAV contou com a presença do investigador Nuno Alvarenga, que acompanhou o programa técnico que incluiu visitas a várias queijarias da região, nomeadamente a Queijaria Almocreva e a Queijaria Guilherme, bem como a uma exploração de produção de leite em Vale de Faia. Durante a visita, foi possível observar práticas produtivas e discutir aspetos associados à qualidade e aos potenciais defeitos dos queijos tradicionais.
O evento contou também com a participação de investigadores do Leartiker, parceiro líder do projeto DAIRITAL, bem como de representantes do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e da Associação de Produtores de Serpa (APS), reforçando a colaboração entre entidades científicas e o setor produtivo.
No dia 29 de maio teve lugar uma reunião de trabalho centrada na apresentação e discussão da ficha técnica dos defeitos do Queijo Serpa e Serpa Velho, incluindo a análise prática de amostras com e sem defeitos.
Esta participação reforça o compromisso do INIAV com a valorização dos produtos tradicionais portugueses e com o apoio científico ao setor agroalimentar, contribuindo para a melhoria da qualidade e valorização do queijo de ovelha.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
















