A 9ª edição do Simpósio Nacional de Olivicultura, subordinada ao tema “Tecnologia e Circularidade na Olivicultura”, irá decorrer nos dias 25 a 27 de outubro, no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em Oeiras.*
Vídeo: https://youtu.be/oZi9rTeu8gs
Este evento, organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH), conta nesta edição com a parceria do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN).
O IX Simpósio Nacional de Olivicultura pretende difundir os progressos recentes e o avanço do conhecimento em prol do desenvolvimento do setor e promover a discussão e cooperação entre os diversos agentes desta fileira estratégica, que em 2019 gerou 550 milhões de euros em exportações de azeite (dados GPP). O seu público-alvo são investigadores, técnicos, agricultores, estudantes, setor de distribuição e comercialização, decisores políticos e outras partes interessadas. Os temas em debate abordarão os aspetos mais prementes da fileira, desde a produção, transformação, subprodutos, comercialização e qualidade.
A Comissão Organizadora convida todos os interessados a submeter os seus trabalhos técnico-científicos até dia 15 de julho, de forma a permitir um programa rico e variado que contribua para o aumento da rentabilidade e da sustentabilidade da indústria olivícola portuguesa. As áreas temáticas para submissão de trabalhos são:
Áreas temáticas:- Recursos genéticos e melhoramento;
- Ecofisiologia e nutrição;
- Sistemas e técnicas culturais;
- Proteção da oliveira;
- Tecnologia e qualidade dos produtos do olival;
- Tecnologias emergentes aplicadas à extração, análise e qualidade;
- Circularidade, subprodutos e certificação;
- Inovação no sector olivícola;
- Economia e sustentabilidade da fileira.
Para mais informações consulte: https://aphorticultura.pt/eventos/9sno/
*O evento está programado para decorrer presencialmente, contudo caso à data a situação pandémica não permita a sua realização, o mesmo decorrerá sob a forma de Webinar, com os ajustamentos necessários no programa e modalidades de participação.