Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

capa24 GPPO GPP divulga a edição N.º 24 da publicação Cultivar - Cadernos de Análise e Prospetiva, dedicada ao setor da vinha e do vinho. Esta edição é acompanhada, pela primeira vez, por uma Separata estatística que apresenta uma panorâmica das tendências deste setor, integrando informação representada graficamente para a superfície de vinha, produção, consumo, exportações e importações de vinho a nível mundial.

 A vinha, constitui uma paisagem incontornável do território agrícola português, e o vinho, um alicerce do património cultural nacional e europeu.

Apesar da Europa, tradicionalmente, dominar o mercado por razões históricas, de reputação, e também, por ser o principal bloco consumidor a nível global, a verdade é que o setor vitivinícola vive um ponto de viragem e os produtores europeus têm de se afirmar face a um mercado crescentemente concorrencial e com consumidores mais “independentes” e diversificados nas suas escolhas.

Desafios como o Clima, a Saúde e o Mercado (este último fortemente afetado pelos efeitos da Pandemia de Covid-19), implicam uma necessária adaptação e organização dos produtores para manter a rentabilidade do negócio.

A resposta a estes desafios passa por uma atuação antecipada, pela iniciativa empresarial, por políticas públicas catalisadoras da criação de valor para as regiões produtoras e, em particular, por uma aliança entre o conhecimento e a produção de qualidade.

Nesse sentido, na recente reforma da PAC, este setor tem sido objeto de importantes disposições, em matéria de regulamentação e concorrência.

Esta edição da publicação Cultivar integra diferentes abordagens face aos desafios de um setor, cujas respetivas organizações acompanham de perto a evolução e as tendências dos mercados mundiais.

Ver publicação CULTIVAR 24: pdfE-book

Ver separata Panorama da vinha e do vinho: https://lnkd.in/eeKQtaZN

Fonte: GPP