ANPROMIS apela a que se debata a temática dos recursos hídricos de “forma desassombrada”
A gestão dos recursos hídricos é o tema de abertura da XIII edição do Congresso Nacional do Milho que decorre em Santarém entre 23 e 24 de março.
No dia 23 de março começa a XIII edição do Congresso Nacional do Milho, que decorre em Santarém, com um tema de relevância atual e para a qual a ANPROMIS, entidade organizadora do evento, tem vindo a alertar.
A mesa-redonda intitulada “A importância da gestão integrada dos recursos hídricos em contexto de alterações climáticas” conta com intervenções variadas, desde os produtores à academia.
Em representação do setor produtivo temos João Coimbra, produtor de milho e diretor da ANPROMIS, que vai partilhar discussão com Jorge Froes, do Projeto Tejo, José Pedro Salema, presidente da EDIA, Miguel Miranda, presidente do IPMA, e Nuno Lacasta, presidente da APA – Associação Portuguesa do Ambiente. A intervenção de fundo será assegurada por Rodrigo Proença de Oliveira do Instituto Superior Técnico.
“Num ano marcado pela seca e perante um cenário cada vez mais real de alterações climáticas, os produtores de milho têm estado na vanguarda da implementação de medidas que contribuem de forma reconhecida para uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos”, comenta Jorge Neves, presidente da ANPROMIS.
A discussão da água no Congresso dos produtores de milho é, por isso, uma consequência natural das preocupações que o setor há muito partilha com a opinião pública e para a qual alerta os governantes.
“O nosso país tem de olhar, de uma vez por todas, para a temática da água e do regadio de uma forma desassombrada sob pena de se perder uma oportunidade única para se implementar o tão necessário Programa Nacional de Regadios. Portugal não pode ficar refém da opinião de alguns, poucos, mas com grande palco mediático, para adiar uma vez mais os investimentos que urge fazer para bem do país e deste nosso sector”, acrescenta Jorge Neves.
Aceda ao programa atualizado aqui.
O Congresso da Anpromis decorre no CNEMA - Centro Nacional de Exposições e as inscrições ainda estão a decorrer até ao próximo dia 10 de março.
Inscreva-se já até dia 10/03/2022 através do seguinte link: https://hello.last2ticket.com/pt/event/4223