O projeto LIFE Montado-Adapt desenvolveu uma ferramenta digital de apoio à decisão dos proprietários de Montados de Portugal e Espanha, que está disponível desde dia 21 de março, como forma de celebrar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta.
O objetivo da Plataforma é apoiar os gestores de Montado para que se tornem agentes de adaptação. Com esta ferramenta o agricultor faz um diagnóstico ao seu Montado e obtém a indicação das medidas de adaptação a aplicar. Para cada medida de adaptação é dado um conjunto de informações, como a forma de implementar, a razão da sua aplicação, o contributo da medida para a adaptação às alterações climáticas, ou a avaliação do seu custo, entre outras informações. Para um melhor entendimento de cada medida de adaptação também está disponível um pequeno vídeo que demonstra de forma sucinta a sua importância e aplicabilidade, com o testemunho dos agricultores que as implementaram nas diferentes áreas piloto do projeto LIFE Montado-Adapt.
O acesso à plataforma é simples e gratuito, devendo ser feito através do site www.sigm.lifemontadoadapt.com ou em www.lifemontadoadapt.com. No acesso a esta plataforma o agricultor faz o seu registo através de um endereço de e-mail e, em seguida, faz a inscrição da sua exploração.
Por fim, o agricultor indica, através do preenchimento de um formulário final, quais as medidas que pretende aplicar no seu montado e, caso pretenda fazer alguma plantação de diversas árvores ou arbustos, poderá ainda selecionar as espécies pretendidas, e dispor da oferta de 100 plantas (pelo viveiro de Valverde do ICNF). Desta forma, passa a integrar a Rede de Montados Ativos na Adaptação às Alterações Climáticas, onde poderá obter apoio técnico ou material à implementação das medidas no terreno, e participar num grupo de partilha de experiências e conhecimento, para o encontro de soluções conjuntas para a gestão adaptativa dos Montados.
A equipa do INIAV participou no desenvolvimento de conteúdos da Plataforma e é parceiro do Projeto.
Vídeo de divulgação: