Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

Pesquisa noticias iniav

Seminário Final do Projeto Oxyrebrand - Reações de oxidação: uma chave para uma nova e sustentável tecnologia de envelhecimento da aguardente vínica

Realizou-se, no dia 7 de abril, no Polo de Dois Portos/EVN, o Seminário Final do Projeto Oxyrebrand - Reações de oxidação: uma chave para uma nova e sustentável tecnologia de envelhecimento da aguardente vínica [POCI-01-0145-FEDER-027819].

O projeto teve início em 18 de outubro de 2018 e conclusão em 17 de abril de 2022.

À sessão de abertura, marcada pela intervenção do Senhor Presidente do Conselho Diretivo do INIAV, seguiu-se a apresentação do projeto e dos respetivos indicadores de realização, por Sara Canas e Sofia Catarino.

Seguidamente foram apresentados os principais resultados obtidos no ensaio de envelhecimento:

  • Influência da tecnologia de envelhecimento na composição mineral da aguardente | Sofia Catarino
  • Características cromáticas e composição fenólica das aguardentes envelhecidas | Sheila Alves e Sara Canas
  • Taninos hidrolisáveis nas aguardentes vínicas envelhecidas: uma nova perspetiva baseada na tecnologia alternativa de envelhecimento e na espetrometria de massa de alta resolução | Tiago Fernandes
  • Composição volátil e perfil sensorial das aguardentes | Ilda Caldeira
  • Caracterização química da madeira | Ofélia Anjos e Fátima Peres

E resultados do ensaio de conservação em garrafa:

  • Influência da conservação em garrafa nas características químicas e atividades antioxidantes das aguardentes vínicas envelhecidas | Sheila Alves

Após o debate, moderado por Victor de Freitas e Sara Canas, realizou-se uma prova informal de aguardentes do projeto orientada por Ilda Caldeira com a colaboração de Ana Carvalho, na destilaria deste Polo.

Nesta ocasião foi lançado um desdobrável com informação sobre o projeto e principais resultados obtidos.

Assistiram ao seminário cerca de 60 participantes, maioritariamente de instituições do ensino superior e de instituições, associações e empresas ligadas ao setor vitivinícola.

fotos Oxyrebrand Dois Portos

 

Logo República Portuguesa, Agricultura e Pescas
logo INIAV

Av. da República, Quinta do Marquês (edifício sede)
2780-157 Oeiras

  (+351) 214 403 500
  geral@iniav.pt

CONTACTOS | ONDE ESTAMOS

Fale connosco...

Cofinanciado por:

União Europeia
Portugal 2020
Compete 2020
PDR2020
Plano de Recuperação e Resiliência
Financiado pela União Europeia NextGenerationEU
FCT
Norte 2020
Centro 2020
Lisboa 2020
Alentejo 2020
Algarve 2020