No próximo dia 15/12 vai decorrer na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, em Lisboa, a apresentação do livro Alimentação, Natureza e Paisagem, com autoria dos investigadores do INIAV, Maria Manuel Valagão (aposentada), Maria Elvira Ferreira e José António Passarinho (aposentado) e com fotos de Vasco Célio.
O livro, para além da introdução, está estruturado em sete capítulos, nomeadamente ‘Natureza e tradição: regressar’; ‘Plantas: alimentação e saúde’; ‘Paisagem, gastronomia e desenvolvimento local’; ‘Plantas silvestres alimentares, aromáticas e medicinais’; ‘Cultivar um jardim comestível’; ‘Património gastronómico: simplicidade e saúde’; ‘Tradição e inovação na cozinha contemporânea’.
Sob um olhar novo e com propostas concretas, este livro explora o papel das plantas silvestres alimentares, aromáticas e medicinais quer na identidade alimentar, quer na conservação da biodiversidade.
Apresentam-se fichas de caracterização de 80 espécies vegetais, com referências como origem e etnobotânica, identificação da parte utilizável, ecologia, cultivo e também usos e benefícios para a saúde.
Da paisagem à gastronomia, passando pelos jardins comestíveis, este livro conjuga conhecimentos da cultura erudita e do património oral, assim prestando tributo às gentes que têm sabido preservar os saberes da tradição: a conservação de espécies e de alimentos, as práticas culinárias e, não menos importante, a simplicidade e a frugalidade a que é imperioso regressar.