Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

COTAroozO COTArroz - Centro de Competências do Arroz, realizou no passado dia 11 de janeiro, em Salvaterra de Magos, o Grupo Focal 2023. Esta iniciativa promovida pela Direção do COTArroz-CC, cuja sessão de abertura foi presidida por Francisco Dias (COTArroz) e Benvindo Maçãs (INIAV), contou com a presença de cerca de 40 participantes.

A primeira parte da dinâmica, que se focava na apresentação das linhas mais avançadas do Programa de Melhoramento dos tipos carolino, médio e agulha, foi levada a cabo pela equipa do Programa do INIAV e do COTArroz. Todos os participantes tiveram acesso à informação dos principais parâmetros produtivos e industriais das 22 linhas que estão na linha da frente do Programa de Melhoramento Genético do arroz.


Após a apresentação das linhas, os participantes foram divididos em grupos, e procederam à avaliação destas mesmas linhas.
As caraterísticas avaliadas incidiram sobre o ciclo, resistência a doenças, produção, rendimento industrial, biometria, vitreosidade e tempo de cozedura.


Os participantes tiveram a oportunidade de ficar a conhecer uma amostra de arroz branqueado para avaliação do potencial do grão.

No final foram apresentados os resultados da dinâmica, com os objetivos do Grupo Focal a serem alcançados com êxito. Na base da sessão estava um Melhoramento Participativo, em que todos os participantes se focaram na discussão das principais características de interesse e na aferição de critérios de seleção do Programa de Melhoramento de Arroz.

Neste dia de relevante importância para o setor do arroz, deu-se mais um passo para o bom desenvolvimento do Programa de Melhoramento Genético Português. A realização desta ação, permitiu ao Centro de Competências do Arroz dar garantias daquela que é a sua missão. O Grupo Focal, que numa ótica de definição de metas e iniciativas num trabalho conjunto entre os diferentes agentes dos setores agrícola e agroalimentar, mostrou uma vez mais ser uma tipologia de divulgação vencedora, no que toca à inovação que se faz no setor.

Tendo em conta a relevância deste encontro, disponibilizamos o programa do Grupo Focal e ainda algumas das imagens recolhidas durante esta iniciativa.