Irá decorrer no próximo dia 26 de Janeiro, no Auditório da EDIA, a Conferência "OLIVAIS TRADICIONAIS A RIQUEZA DA DIVERSIDADE E DOS SINAIS DO TEMPO", ministrada por Pedro Reis, Investigador do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).
A entrada será livre e haverá transmissão em directo pelo canal do Youtube da empresa EDIA, SA, em: https://www.youtube.com/c/AlquevaEDIA
Aceda aqui ao programa.
RESUMO DA CONFERÊNCIA
Uma introdução à relação entre o olival, o azeite e a cultura mediterrânica, traçando-se também uma breve viagem pela história destes olivais, desde a protocultura até à emergência dos novos olivais mais intensivos. Será abordado um pequeno debate sobre o que são estes Olivais tradicionais, o por quê do surgimento e diferenciação destes sistemas olivícolas, o conceito e as diferentes definições e possibilidades de leitura a partir da informação estatística.O património genético, cultural e ecológico, é uma riqueza que urge conservar para um futuro sustentável e resiliente, e que resultou de uma evolução ao longo do tempo, marcado pelas principais características da própria agricultura e da sua relação com o conhecimento, a ciência e a técnica. A diferenciação existente nestes olivais, é uma riqueza não só numa perspetiva estratégica quanto ao futuro, mas também na valorização dos recursos endógenos e no potencial de valorização através de produtos de elevado valor económico no mercado. A valorização e viabilização destes sistemas olivícolas justifica-se pelos seus valores ecológicos e patrimoniais, mas também no combate ao abandono agrícola em territórios mais frágeis e no contributo para a adaptação às alterações climáticas e a transição agroecológica. Neste sentido serão também debatidas as políticas públicas e a valorização através do mercado.