Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

AberturaCapa NGPA Doença-da-Murchidão-dos-Pinheiros causada pelo Nemátode-da-Madeira-do-Pinheiro é considerada como das ameaças mais graves para as florestas ao nível mundial, afetando especialmente as coníferas. Desde 1999 que esta doença foi detetada em Portugal, afetando quase exclusivamente o pinheiro bravo (apesar de também ter sido encontrado em Pinus nigra - pinheiro austríaco, mas nunca em pinheiro manso). A equipa de Sanidade Florestal do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV), coordenada por Edmundo Sousa, tem desde o início liderado a investigação da dinâmica desta doença que envolve um inseto-vetor para se conseguir transmitir de um pinheiro infestado a morrer para um pinheiro saudável, bem como o desenvolvimento de estratégias para controlar a sua dispersão e incidência.

Foi assim, que a National Geographic Portugal contactou o INIAV e decidiu publicar um artigo sobre este grave problema de sanidade florestal.