Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

melhoramento genetico pinheiro bravo centro pinusO PINUS TV visitou a Mata Nacional do Escaroupim, em Salvaterra de Magos, onde se preserva desde os anos 70 o património genético dos melhores exemplares de pinheiro-bravo, outrora existentes no Pinhal de Leiria. 

Desde então e até à atualidade, este é um local de experimentação e de investigação científica coordenado pelo INIAV e gerido pelo ICNF, com a colaboração do Centro PINUS na sua divulgação. 

Este património inclui um Pomar Clonal  que produz, em média, entre 12 a 15 quilos de semente por hectare/ano, o que permite arborizar cerca de 2 500 hectares por ano com pinheiro-bravo com um ganho genético de 21% em volume. Esta semente é colhida, processada e comercializada pelo Centro Nacional de Sementes Florestais (CENASEF) com a categoria “qualificada”. 

Assista aqui no canal de YouTube do Centro PINUS a esta vídeo-reportagem com depoimentos de Isabel Carrasquinho (INIAV) e de Andreia Gonçalves (ICNF). 

O Centro PINUS é um dos parceiros do projeto “Conservação e Melhoramento de Recursos Genéticos Florestais”, financiado pelo PDR2020, juntamente com o INIAV, o ICNF, o ISA e a FCiências.ID

Também no Pomar gerido pelo Centro PINUS em Chamosinhos (Valença) encontram-se algumas das melhores árvores da Mata Nacional de Leiria que foram seleccionadas na Mata Nacional do Escaroupim, juntamente com descendentes de árvores seleccionadas por todo o país. 

Em fevereiro de 2023, este Pinhal-Bravo produtor de semente foi visitado pelo Secretário de Estado com a tutela das florestas,  João Paulo Catarino.  Veja um registo da visita e da primeira colheita de semente feita no Pomar de Chamosinhos nesta reportagem da Alto Minho TV. 


Fonte: Centro PINUS