Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

Tomate Coracao de BoiA Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) acolhe uma acção de formação/sensibilização destinada a hortelãos sobre Tomate Coração de Boi, da sementeira à mesa, no próximo dia 15 de Março, a partir das 9h30. As inscrições são gratuitas.

Aproxima-se a época da sementeira e o início de um novo ciclo do Tomate Coração de Boi. Com o objectivo de valorizar este fruto de sabor inconfundível, que encontra no Douro condições ideais para o seu amadurecimento, a Greengrape, em conjunto com a UTAD e as Associações de Desenvolvimento da região (Beira Douro, Douro Histórico e Douro Superior), leva a cabo a acção de formação/sensibilização “Da sementeira até à mesa”.

O encontro realiza-se na UTAD, no próximo dia 15 de Março, a partir das 9h30, e destina-se desde logo aos hortelãos que “ano após ano labutam para conseguirem obter o melhor Tomate Coração de Boi, mas também aos alunos da UTAD e outros interessados”, explica uma nota de imprensa da Greengrape.

“Nesta jornada na universidade transmontana vamos aprender a cultivar, a tratar e valorizar as melhores sementes do Tomate Coração de Boi do Douro. O objectivo é tratar questões de fertilidade, sanidade, perceber como os hortelãos produzem o tomate, a origem das sementes que usam, como secam as sementes, o processo de produção, os principais problemas, etc., bem como apoiar os hortelãos a melhorar e valorizar a semente e, consequentemente, a produzirem o melhor fruto”, anuncia Celeste Pereira, líder da Greengrape, empresa de comunicação e animação turística que promove a Festa do Tomate no Douro.

Valorização do Tomate Coração de Boi
A Greengrape, juntamente com o jornalista Edgardo Pacheco e o especialista em azeite, Francisco Pavão, é responsável pelo projecto de valorização do Tomate Coração de Boi do Douro, que vai já para a sua VIII edição. Este projecto, que “tem tido um sucesso crescente, materializa-se num concurso, num encontro que junta produtores de vinhos/tomate e visitantes aficionados por este fruto, bem como na festa do tomate à mesa dos restaurantes referenciais da região, durante todo o mês de Agosto”, adianta a mesma nota.

A iniciativa estende-se ainda ao Projecto Capella, que se realiza na aldeia de Arroios (Vila Real), onde ocorre uma prova de tomate, azeite e flor de sal na Capela Barroca e festa com muito tomate à venda e outros produtos do Douro e Trás-os-Montes.

O programa do encontro, que conta com o envolvimento do Departamento de Agronomia da UTAD, inclui também a palestra sobre a “Importância de um produto no desenvolvimento do território – caso de estudo do Tomate Coração de Boi do Douro”, que será apresentada por Luís Tibério, do Departamento de Economia e Sociologia da UTAD.

Além da UTAD, a iniciativa conta com o apoio da Associação Douro Histórico, da Beira Douro – Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro e da Associação de Desenvolvimento do Douro Superior e conta com o financiamento do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

As inscrições podem ser feitas para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Programa:
9h30- Sessão de Abertura
Reitor da UTAD
Presidente da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias da UTAD
Directora do Departamento de Agronomia da UTAD
Organização do Projecto de Valorização do Tomate Coração de Boi do Douro

10h00
Cultura do tomate de ar livre – do viveiro à colheita. Ana Paula Silva (UTAD), Alfredo Aires (UTAD)

10h20
Inimigos do tomate – Doenças e pragas. Fátima Gonçalves (UTAD)

10h40
Fertilização do tomate. João Coutinho (UTAD)

11h00
Discussão sobre os temas expostos com Eugénia Pereira

11h30 – Intervalo para café

12h00 Conservação e valorização das variedades de tomate. Ana Maria Barata (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, INIAV)

12h30
A importância de um produto no desenvolvimento de um território – Caso de estudo “Tomate Coração de Boi do Douro”. Manuel Luís Tibério (UTAD)

Fonte: Agricultura e Mar