O Prof. Franco Pedrotti (n. 1934) , talvez, a maior referência viva da escola cientifica das Ciências da Vegetação europeia continental ou Fitossociologia.
Trabalhou com grandes mestres, como Reinhold Tüxen e Josias Braun-Blanquet e tornou-se ele mesmo um deles, sobretudo no campo da cartografia de vegetação, de ecossistemas e de habitats.
Tem vários livros de texto que são a referência mundial no tema. Regularmente, um grupo de botânicos ecólogos da vegetação reúnem-se convivialmente em diversos países europeus em torno dele, para trabalharem juntos.
Dessa reunião, este ano sediada no Herbário do INIAV, I.P. e no IGOT, faz parte esta conferência livre, aberta ao público interessado.
Desta vez, botânicos franceses, italianos e portugueses vão invocar os trabalhos de J. Braun-Blanquet (Montpelier), A.R. Pinto da SIlva (EAN, Oeiras) e A. Rozeira (Porto), nos anos 50 , 60 e 70 em Fitossociologia em Portugal: os famosos e fundacionais "resultats des (...) excursions au Portugal septentrional et moyen", publicados na Agronomia Lusitana .
São apresentados algumas comunicações relatando estudos contemporâneos nesta tradição científica, em França e Portugal.
Aceda aqui ao programa.