A DGAV procedeu à divulgação da 2ª Edição do Registo Nacional de Variedades Fruteiras (RNVF) em Portugal, no qual constam 330 variedades, das quais 3 variedades de castanheiro com aptidão para porta-enxerto, tendo o INIAV I.P. como proponente.
É a primeira vez, desde os anos 60 do séc. XX, que são selecionadas novas variedades de castanheiro em Portugal, neste caso melhoradas para a resistência à doença da tinta, de um programa de melhoramento nacional, baseado em cruzamentos controlados, entre a espécie sensível, Castanea sativa (castanheiro europeu) e as espécies resistentes Castanea crenata (castanheiro japonês) e Castanea mollissima (castanheiro chinês).
Estas novas variedades de castanheiro para porta-enxerto, denominadas respetivamente, SC55, SC1202 e SM904, apresentam vigor, compatibilidade de enxertia com as principais variedades nacionais de castanha, para além de maior resistência ao agente causal da doença da tinta. Poderão ser observadas no campo de experimentação do INIAV, em Marvão, e serão brevemente lançadas no mercado e comercializadas pela DEIFIL – Green Biotechnology.