Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

20230419 092820Amostras de madeiras de espécies nativas e exóticas, recolhidas em solo português, estarão até setembro de 2023 em exposição no laboratório Floresta do Saber, em Aveiro. Os materiais fazem parte da coleção principal e da coleção de eucaliptos da Xiloteca Albino de Carvalho.

O laboratório Floresta do Saber, incluído na Quinta de São Francisco (Eixo, Aveiro), recebe a exposição “Madeiras de Portugal”, que reúne 78 amostras do espólio da Xiloteca Albino de Carvalho, localizada no Edifício Florestal do INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (Oeiras). Esta exposição resulta de uma parceria entre o RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, promotor do projeto pedagógico Floresta do Saber, e o INIAV, cumprindo a missão formativa deste instituto.

Em exibição estão amostras de madeiras que pertencem a espécies nativas e exóticas, recolhidas em Portugal, tais como carvalhos (Quercus spp.), azevinho (Ilex aquifolium), pinheiros (Pinus spp.), nogueira (Juglans regia) e eucaliptos (Eucalyptus spp.). As amostras estão acompanhadas do nome comum e científico da espécie, família e distribuição e permitem aos visitantes conhecer as particularidades das madeiras exibidas, com diferentes cores, pesos, grão e texturas.

Esta é uma das iniciativas promovidas pelo laboratório Floresta do Saber, um projeto do RAIZ apoiado pelo Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável, da Fundação Calouste Gulbenkian, e reconhecido como CLUBE NACIONAL UNESCO. As suas atividades centram-se na sensibilização e educação para os temas da sustentabilidade, da floresta, e da bioeconomia digital e circular de base florestal.

A exposição pode ser visitada gratuitamente até ao final de setembro de 2023 nos dias úteis, entre as 8h00 e as 20h00 (exceto feriados) mediante marcação através do site do Floresta do Saber, por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou telefone (234 920 130).

20230419 092704A relevância da Xiloteca Albino de Carvalho

xiloteca do INIAV é uma das maiores bibliotecas de madeiras em Portugal e resulta do trabalho do investigador e engenheiro silvicultor Albino de Carvalho (1925-2008) cujas principais áreas de pesquisa foram a ciência e tecnologia dos produtos florestais, com especial foco na identificação e anatomia das madeiras portuguesas.

Para homenagear o autor, que agregou conhecimento na área da caracterização das madeiras, suas propriedades físico-mecânicas e melhoramento técnico, foram cunhadas com o seu nome esta xiloteca e uma suberoteca – a Suberoteca Nacional Albino de Carvalho –, fundada em 1982 e também pertença do INIAV.

A xiloteca reúne cerca de 5750 amostras de 178 espécies lenhosas de 45 famílias e mais de 99 géneros botânicos, recolhidas entre 1954 e 1995, representando as principais madeiras portuguesas, do continente e ilhas, e também várias provenientes da Europa, das América, de África e do Oriente. Esta coleção teve como propósito a caracterização das madeiras portuguesas que deu origem aos dois volumes da obra “Madeiras portuguesas, sua estrutura anatómica, propriedades e utilizações” (editada pelo Instituto Florestal em 1996), considerado o manual dos técnicos e industriais da madeira.

Esta xiloteca pode também ser visitada em Oeiras. A entrada é gratuita, mas tem de ser previamente agendada, através de contacto com o INIAV.

Fonte: Florestas.pt