Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

Em 10 de maio último, o INIAV, no seu polo de Oeiras, acolheu uma reunião plenária da rede FoodLink - Rede Metropolitana de Agroparques, da qual é membro fundador.

A rede FoodLink tem como objetivo central fomentar a transição alimentar na Área Metropolitana de Lisboa (AML).

É coordenada pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS) e pela Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT).

Conta com cerca de três dezenas de parceiros oriundos da academia, da administração pública – central e local, das associações de desenvolvimento local, do setor empresarial, da logística e de organizações de cidadãos.

A informação detalhada sobre a rede pode ser consultada aqui.

A estratégia alimentar planeada pela rede assenta em três eixos: eixo 1 - “Planear o território para a transição alimentar”, eixo 2 - “A transição alimentar como vetor de coesão socio-territorial” e eixo 3 - “Capacitar e educar para a transição alimentar”. Presentemente, o INIAV participa em dois grupos de trabalho que se enquadram, respetivamente, nos eixos 2 e 3 desta estratégia.

No início da reunião, os parceiros tiveram a oportunidade de conhecer um projeto de responsabilidade social do INIAV - o SEMEAR e a sua componente “Terra”. O grupo foi recebido pelos responsáveis das áreas sustentabilidade corporativa e agrícola do SEMEAR. Desta visita surgiu o interesse por parte do SEMEAR, e acolhido pela coordenação, de integrar o grupo de stakeholders da rede.

O Presidente do Conselho Diretivo do INIAV, Professor Doutor Nuno Canada, abriu a reunião plenária em sala e deu a conhecer aos presentes a missão e a estrutura do Instituto, destacando as diferentes áreas de intervenção do INIAV que poderão apoiar e completar os trabalhos desenvolvidos pela rede.

Está em preparação a 1.ª Ação de Capacitação FoodLink, para os membros da rede, sobre ‘Sistemas de Produção Agrícola Sustentável’, uma organização conjunta do INIAV, DGADR, DRAP LVT e a Junta de Freguesia de Olivais e que decorrerá também em Oeiras, no dia 30 de maio.

FoodLink01

FoodLink02

FoodLink03

FoodLink04