Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

Pesquisa noticias iniav

DIA DE CAMPO COTARROZ 2023

dia de campo cotarroz 2023O COTArroz - Centro Operativo e Tecnológico do Arroz, realizou no passado dia 20 de setembro, em Salvaterra de Magos, o Dia de Campo 2023. Esta iniciativa promovida pela Direção do COTARROZ-CC, cuja sessão de abertura foi presidida por Francisco Dias (COTARROZ) e Benvindo Maçãs (INIAV), contou com a presença de cerca de 120 participantes.

Já no campo, com todos os participantes distribuídos por diversos ateliers técnicos, foi possível dar a conhecer “in loco” quais as atividades desenvolvidas atualmente pelo COTArroz em conjunto com o INIAV, dando resposta aos desafios presentes na Agenda de Inovação do Arroz.

Foram apresentados alguns dos projetos em que COTArroz é parceiro, mostrando o desenvolvimento de novas técnicas para o melhoramento genético português, assim como todos os passos do processo do melhoramento genético. Foram ainda apresentados alguns dos ensaios de campo instalados neste Centro, que têm com objetivo combater alguns dos temas centrais da atualidade do setor, tal como a utilização mais eficiente da água e o controlo das infestantes. Foi também possível a todos participantes visitarem a pré-base da variedade portuguesa de arroz “CARAVELA”, verificando que a mesma apresenta competitividade em relação às variedades estrangeiras, especialmente no que diz respeito à sua adaptação, produtividade e resistência às principais pragas e doenças.

Com a realização desta ação, o Centro de Competências do Arroz deu mais um passo importante naquilo que é a sua missão, e a realização do Dia de Campo mostrou uma vez mais ser uma tipologia de evento que permite, de uma forma mais entusiasta, transmitir todo o conhecimento adquirido nos projetos e ensaios.

Tendo em conta a relevância deste encontro, disponibilizamos o programa do Dia de Campo e ainda algumas das imagens recolhidas durante esta iniciativa.

DSC 0220

DSC 0246

DSC 0272

DSC 0293

DSC 0326

Logo República Portuguesa, Agricultura e Pescas
logo INIAV

Av. da República, Quinta do Marquês (edifício sede)
2780-157 Oeiras

  (+351) 214 403 500
  geral@iniav.pt

CONTACTOS | ONDE ESTAMOS

Fale connosco...

Cofinanciado por:

União Europeia
Portugal 2020
Compete 2020
PDR2020
Plano de Recuperação e Resiliência
Financiado pela União Europeia NextGenerationEU
FCT
Norte 2020
Centro 2020
Lisboa 2020
Alentejo 2020
Algarve 2020