É com profundo pesar que o Conselho Diretivo do INIAV, bem como os seus colaboradores, receberam a triste noticia do falecimento do investigador do INIAV aposentado, José António Sequeira Brito Ramos.
Integrou os quadros da nossa Instituição, em 1972, como investigador do Departamento de Pedologia e depois do Departamento de Estatística Experimental e Economia Agrária, tornando-se uma referência na estatística experimental no âmbito do regadio. Foi com grande dedicação, e sacrifico pessoal, que assegurou no início dos anos oitenta, a gestão do Posto Experimental dos Lamaçais, na Cova da Beira.
Assumiu um profundo compromisso com a função pública, tendo desempenhado vários cargos de grande relevo, destacando-se o de Subdiretor-geral da Direção Geral de Hidráulica e Engenharia Agrícola (1989-1993), Vogal da Comissão Instaladora da Empresa do Alqueva (1994-1995) e Vogal do Conselho de Administração da EDIA (1996-2001).
Investigador com uma visão e ação orientadas para o desenvolvimento da agricultura, dos territórios rurais e das suas gentes, foi cocoordenador de um ciclo de seminários dedicados à sustentabilidade da agricultura e à agricultura familiar, na década de 2000.
Já depois de aposentado, em 2009, continuou a promover a ligação da investigação realizada na sua Instituição, com a atividade agrícola. Promoveu a investigação aplicada e a procura efetiva de soluções para o combate ao declínio do montado de azinho, sempre presente nas ações de divulgação na região da sua terra natal, de Garvão, e estava fortemente envolvido na reflexão e organização do seminário sobre a água nos sistemas extensivos.
Ao investigador Brito Ramos, com um percurso marcante na investigação, exercício de funções de dirigente de alto nível, e de grande dedicação ao desenvolvimento efetivo da agricultura e dos territórios rurais mais desfavorecidos, a nossa profunda gratidão.
O Conselho Diretivo