O projeto COST Action "Beekeeping Products Valorisation and Biomonitoring for the Safety of Bees and Honey: BeSafeBeeHoney: BeSafeBeeHoney" (CA22105) faz agora parte do conjunto de projetos aprovados no âmbito do Programa Intergovernamental Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia (COST), criado para reduzir a fragmentação da investigação no Espaço Europeu da Investigação (EEI) e apoiar atividades de investigação, inovação e ligação em rede.
Com uma abordagem claramente multidisciplinar, BeSafeBeeHoney reunirá diversos conhecimentos científicos - incluindo química, ciências da alimentação e nutrição, ecologia, medicina veterinária, apicultura, engenharia agrícola, economia e política - para produzir e transferir provas científicas inovadoras capazes de defender a saúde das abelhas e apoiar uma apicultura sustentável na era das alterações climáticas. Uma rede promissora, que vai além das colaborações científicas tradicionais e inclui intervenientes não científicos, tem vindo a crescer desde a sua aprovação, contando com 41 membros no Comité de Gestão e um total de 176 participantes de universidades, centros de I&D, organizações governamentais/intergovernamentais, ONGs e PMEs, distribuídos por 41 países da UE e fora da UE.
Esta ação, com especial destaque para o Pacto Ecológico Europeu, assegurará a realização da estratégia "Do prado ao prato", que deverá garantir um sistema alimentar justo, saudável e respeitador do ambiente, assegurando simultaneamente a subsistência dos agricultores. A estratégia abrangerá toda a cadeia de abastecimento do mel e dos seus produtos: Estratégia de Biodiversidade, que visa proteger a natureza, inverter a degradação dos ecossistemas e travar a perda de abelhas; e Estratégia de Economia Circular, que inclui todas as medidas que promovem processos circulares e garantem a redução de resíduos. A este respeito, a ação centrar-se-á na recuperação e valorização dos produtos derivados do mel das colmeias e na sua utilização para proporcionar novas oportunidades de mercado sustentáveis e económicas. Em conformidade com os princípios das ações COST, o projeto irá também ao encontro da igualdade de género, da capacitação das mulheres e da inclusão, uma vez que mais de metade dos membros da equipa do projeto são mulheres, jovens investigadores e investigadores de países com objetivos de inclusão.
BeSafeBeeHoney foi lançado com a sua primeira reunião de arranque realizada em Bruxelas, a 26 de setembro de 2023, nas instalações da Associação COST - Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia, e decorrerá durante os próximos quatro anos. O INIAV tem uma importante representação neste projeto, uma vez que a chair e proponente principal é a investigadora do INIAV, Andreia Freitas.
Faz também parte da equipa de coordenação, como líder do grupo de trabalho dedicado à disseminação a bolseira de investigação Marta Leite.
Mais informações sobre esta ação COST da UE estão disponíveis em https://www.cost.eu/actions/CA22105/.