Com a força e conhecimento de décadas, mas sempre na vanguarda da tecnologia e inovação, a Carmo Wood e o seu departamento de investigação e desenvolvimento assinaram no passado dia 27 de setembro um protocolo de trabalhos com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP (INIAV, IP), representado pelo Dr. Nuno Canada (Presidente do Conselho Diretivo) e pelo Dr. Miguel Pestana (Coordenador da Unidade de Tecnologia e Inovação).
Esta colaboração faz todo o sentido tendo em conta os valores e filosofias que ambas defendem e partilham:
- O desenvolvimento sustentável na fileira florestal.
- Promoção da circularidade e ecologia na exploração do pinhal.
- Garantir a disponibilidade contínua de recursos florestais em Portugal.
- Otimizar e rentabilizar os processos de reflorestação.
- Proteger a biodiversidade das florestas.
- Educar a sociedade sobre a importância das florestas e do desenvolvimento sustentável, incentivando práticas conscientes.
- Promover o uso de produtos florestais sustentáveis, incentivando a demanda por produtos certificados e eco amigáveis.
- Desenvolver esses produtos, aumentando a sua qualidade e eficiência enquanto solução para diversos mercados, como o da construção civil.
Os objetivo deste trabalho e parceria é ir de encontro à criação de sinergias na investigação e desenvolvimento de novos métodos de produção e conservação do pinheiro-bravo português, assim como na procura de novos métodos de transformação das matérias de origem florestal, atribuindo-lhes mais valor enquanto produto e fomentando simultaneamente os princípios ecológicos em toda a cadeia de valor.
É com enorme entusiasmo que damos início a esta parceria, estando certa que irá dar muitos frutos.
Querer e fazer. É como nos posicionamos relativamente à floresta portuguesa e à valorização dos seus produtos. E com parceiros assim, iremos conseguir!
Fonte: Carmo Wood