INIAV - Estudo internacional centrado no ensino da evolução biológicaO INIAV e a sua investigadora Teresa Nogueira desempenharam um papel ativo num estudo internacional centrado no ensino da evolução biológica nos currículos escolares até o nono ano de escolaridade de 19 países (1). Para abordar este tema foi usada a ferramenta FACE ("Framework to Assess the Coverage of biological Evolution by school curricula") (2), desenvolvida anteriormente pelo grupo.

Os resultados indicam que, em Portugal, os currículos abordam menos da metade dos conceitos necessários para uma compreensão abrangente da evolução. Essa lacuna é especialmente preocupante considerando questões críticas de saúde pública, como a resistência aos antibióticos. A compreensão de mecanismos evolutivos, como a seleção natural, emerge como um elemento crucial na abordagem desta grave problemática.

A incorporação adequada da evolução biológica nos currículos não só fortaleceria a formação dos alunos, mas também contribuiria significativamente para sensibilizar e envolver toda a comunidade em questões de saúde fundamentais.

Link para os artigos:

1. https://doi.org/10.1080/09500693.2023.2293090