Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

Aplicação de métodos de deteção de fatores de patogenicidade de Escherichia coli, e a sua importância num contexto de Saúde Pública (Nova data)Esta formação é uma parceria do Centro de Formação da Ordem dos Biólogos e do INIAV com acreditação (artigos 8º e 9º do RJFCP) para professores de Matemática e Ciências da Natureza (2º Ciclo do Ensino Básico), Biologia e Geologia (3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário) e Ciências Agro-pecuárias (3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário).

Tem como objetivo compreender a diversidade de E. coli e os diferentes patótipos, bem como sua relevância clínica, assim como entender a problemática da colonização de E. coli enterotoxigénicas (ETEC) e a importância da sua monitorização para controle de surtos e doenças. Além disso, visa ao desenvolvimento de competências na área de biologia molecular, através da introdução aos métodos de identificação molecular como a reação em cadeia da polimerase (PCR), PCR em tempo real (qPCR) e eletroforese em gel, para identificação de genes de virulência associados à ETEC.

É possível ainda a inscrição e participação de alunos/investigadores, de forma gratuíta, que não visem acreditação da formação, tendo direito a um certificado de presença.

Para esta opção deve enviar email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Nova data: 22 de Julho de 2024, 9.30h-16.30h

Local: INIAV - Polo de Vairão.

Formadores: Dra. Joana Castro, Dra. Daniela Araújo, Dra. Carina Almeida e Dr. Ricardo Oliveira

Programa.