Informamos que jovens portugueses que participaram nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia (OIAB-2024) que decorreram na semana passada, em La Havana (Cuba) conquistaram 3 medalhas de bronze e um diploma de mérito neste certame.
Este ano participaram os seguintes países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, México, Perú, Portugal e República Dominicana. Como convidados participaram as delegações das Honduras e do Paraguai.
Os alunos premiados foram:
- Catarina Alexandra de Rocha Basto, medalha de bronze ex-aluna do 12º ano, Academia de Música de Santa Cecília;
- Joana Vieira Vilarinho, diploma de mérito, aluna do 11º ano, da Escola Secundária António Damásio;
- Marta Farinha, medalha de bronze, ex-aluna do 12º ano do Colégio de Santa Doroteia, todas munícipes de Lisboa;
- Rodrigo Pisco Claro, medalha de bronze, Marinha Grande.
Estes jovens fizeram parte do seu treino preparatório para as OIAB no INIAV, no qual também realizaram dois dos 4 exames práticos de seleção que lhes permitiram participar agora nestas OIAB.
O desempenho dos alunos não só eleva o nome de Portugal, mas também serve de inspiração para os colegas, professores e todos os jovens “aspirantes a cientistas” no nosso país. A conquista deste prémio é um reflexo do trabalho árduo e do comprometimento com o estudo da biologia, uma área fundamental para o progresso da ciência e da sociedade.