Em 2024, os Serviços Florestais comemoraram 200 anos de atividade a cuidar da Floresta Portuguesa.
A Mata Nacional do Escaroupim, inicialmente administrada pela Montaria Mor do Reino, foi incorporada na Administração Geral das Matas do Reino em 1836. Até à atualidade distam 188 anos, período durante o qual se verificaram transformações relativamente à sua ocupação florestal, nomeadamente, a introdução do eucalipto e condução de algumas parcelas para trabalhos de cariz científico. É relevante a instalação do Arboreto em 1953, o mais importante fora do território Australiano, constituído por 126 espécies de Eucalipto.
Atualmente, 41,68 hectares estão destinados à Investigação Florestal, promovida pelo INIAV, das espécies pinheiro-bravo, pinheiro-manso, sobreiro e ulmeiro.
A sessão de divulgação organizada pelo ICNF, com a colaboração do INIAV e do ISA, decorrerá no dia 5 de dezembro e dedicar-se-á à apresentação e divulgação dos trabalhos de investigação da Mata Nacional do Escaroupim onde incluirá os resultados do projeto de investigação, mais recentemente terminado, o PDR2020-785-063761: “Pinheiro-bravo (Pinus pinaster Ait.): Conservação e melhoramento dos recursos genéticos”, coordenado pelo INIAV em colaboração com o ICNF, ISA, Centro PINUS e FCiências.
Enquadrado no referido Projeto, foi desenvolvido, na Mata Nacional do Escaroupim, um ensaio de resinagem em clones, com vista à identificação genética dos melhores indivíduos. Os resultados obtidos no referido projeto permitiram criar informação para dar continuidade aos programas de melhoramento e conservação genética para o volume e forma do pinheiro-bravo e, mais recentemente, para a produção de resina, iniciado sob o PRR-Resina Natural RN21. Com um exemplo importante de resultados alcançados, será a submissão ao Catálogo Nacional dos Materiais de Base do pomar de elite de pinheiro-bravo, o que permitirá disponibilizar, para arborização, semente de elevada qualidade genética.
A participação está sujeita a inscrições limitadas à lotação da sala – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
O INIAV foi convidado a apresentar uma comunicação oral sobre o "Centro Experimental do Escaroupim: Projetos de investigação ao longo dos anos".