Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

O Dia Mundial do Solo, que se comemorou no dia 5 de dezembro, reuniu em Torres Vedras mais de uma centena de participantes entre agricultores, associações, empresas, comunidade científica e académica, administração pública e cidadãos.

O evento, organizado pelo INIAV no âmbito do projeto piloto HuMUSHealthySoils@TorresVedras”, contou com o apoio institucional da Câmara Municipal de Torres Vedras. A Parceria Portuguesa para o Solo, a Sociedade Portuguesa das Ciências do Solo, o movimento global Conscious Planet – Save Soil e o Centro de Investigação LEAF do Instituto Superior de Agronomia associaram-se ao evento, também apoiado pela Caixa Agrícola de Torres Vedras e pela Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa.

Num ano em que o tema se centrou na importância dos dados e das informações exatas sobre o solo “Cuidar dos Solos: medir, monitorizar, gerir”, foram debatidos os principais desafios que se colocam à literacia, sensibilização e monitorização da saúde do solo, sendo esse um dos principais objetivos do projeto piloto HealthySoils@TorresVedras. Participaram nesta discussão um leque de investigadores, do INIAV e da Faculdade de Ciências de Universidade de Lisboa, especialistas em solos, bem como representantes do Smart Farm Colab e da Associação de Agricultores de Torres Vedras.

Num dia de partilha de conhecimento e de experiências, foi salientada a importância dos modelos de governance participativa na construção do conhecimento territorial. Ao longo do dia, investigadores do INIAV e do ISA/LEAF partilharam resultados de projetos de investigação aplicada cobrindo temas como o solo e resiliência climática, benefícios das culturas de cobertura para a microbiologia do solo, indicadores da gestão sustentável do solo agrícola e efeitos dos microplásticos na qualidade do solo. Foi também anunciado pela Sociedade Portuguesa das Ciências do Solo o “Solo do Ano 2025 – Os Barros”.

Destacou-se a importância da análise do microbioma do solo, que está também a ser efetuada nos casos de estudo do projeto-piloto HealthySoils@TorresVedras, e foi apresentado um caso prático de agricultura regenerativa no contexto de uma exploração vitícola local.

O projeto “HealthySoils@TorresVedras” foi apresentado à comunidade local, com o propósito de dar a conhecer os seus objetivos, atividades e resultados e impactos esperados. Liderado pelo INIAV e desenvolvido em parceria com o Município de Torres Vedras, é um dos 34 projetos piloto do HuMUS – Healthy Municipal Soils, sendo financiado pelo programa de investigação e inovação (I&I) Horizonte Europa que visa implementar a Missão Solo Europa ao nível regional e local.

Cuidar do solo é um importante desafio para a ciência, para a economia e para a sociedade e implica a colaboração de todos os atores públicos e privados nos territórios. É também neste contexto que o INIAV e o Município de Torres Vedras se tornaram signatários do Manifesto da Missão Solo UE.