O IBERSOILL – Iberian Living Soils Living Lab anuncia o seu evento de lançamento no dia 25 de fevereiro de 2025, em Ciudad Rodrigo, Espanha. Os Living Labs são estruturas colaborativas que envolvem parceiros interessados no co-design, monitorização e avaliação de práticas e tecnologias agrícolas em contextos reais, com o objetivo de melhorar a sua eficácia e acelerar a sua adoção.
Este evento reunirá agricultores, academia, indústria, legisladores e representantes da sociedade civil para discutir como as práticas de sequestro de carbono podem gerar benefícios ambientais e económicos, e como o Living Lab pode promover a colaboração entre vários setores, impulsionando soluções eficazes. Este evento, com a duração de um dia, será uma oportunidade para networking e para que os participantes assumam um papel ativo no projeto.
Ser-lhes-á dada a possibilidade de participar na definição da missão, visão e objetivos do Living Lab, bem como de fornecer feedback sobre as práticas de sequestro de carbono propostas. O IBERSOILL é financiado no âmbito do projeto LILAS4SOILS, que visa a criação de 5 Living Labs em 6 países diferentes (Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Israel), dedicados à promoção e implementação de práticas de sequestro de carbono e à monitorização, reporte e verificação de parâmetros de saúde do solo, incluindo o carbono orgânico do solo.
O IBERSOILL é o único Living Lab transnacional, co-liderado pela Food4Sustainability (F4S, PT) e pelo Instituto Tecnológico Agrário de Castilla y León (ITACyL, ES), em colaboração com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a Unión Regional de Cooperativas Agroalimentarias de Castilla y León (URCACyL, ES), o EIT Food South (ES), a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB, PT) e a Junta de Castilla y León (JCyL, ES).
Após o lançamento do IBERSOILL, os agricultores envolvidos irão aplicar várias práticas de sequestro de carbono com o apoio da equipa do Living Lab, sendo o impacto dessas práticas monitorizado ao longo da duração do projeto.
Além disso, em março de 2025, o projeto LILAS4SOILS irá lançar uma chamada aberta para selecionar mais agricultores que queiram estabelecer locais de demonstração durante a duração do projeto. No caso do IBERSOILL, estarão disponíveis 10 vagas nas regiões luso-espanholas, principalmente em Castilla y León e na Beira Baixa, com acesso a financiamento para apoiar as atividades do projeto e a implementação de práticas de sequestro de carbono.
Se deseja participar no evento ou obter mais informações sobre como se juntar às atividades do Living Lab, por favor contacte a organização do IBERSOILL preenchendo este formulário e/ou contactando os seguintes emails:
- Para contactos em Portugal: David Santos –Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
- Para contactos em Espanha: Maria Alonso –Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
A participação no evento de lançamento do Living Lab é limitada a 50 pessoas.
Será disponibilizado transporte gratuito de Idanha-a-Nova (PT) para Ciudad Rodrigo (ES) para todos os participantes selecionados que venham de Portugal.