Na passada Sexta-feira, dia 11 de abril, o Instituto Nacional de Investigação Agrária Veterinária , I.P. (INIAV) organizou um Dia de Campo - OS SOLOS DO MONTADO DE AZINHO – na Herdade da Coitadinha (EDIA), em Barrancos com o objetivo de divulgar a importância do solo, da sua qualidade e da sua gestão, em sistemas agroflorestais como o montado de azinho.
O INIAV, no âmbito do projeto P1.3 – Rede de Parcelas Florestais Experimentais da Agenda Transform do PRR, tem o objetivo de intensificar de rede de parcelas permanentes florestais de azinheira que integram a rede europeia ICP Forest para uma monitorização intensiva de longo prazo da vitalidade do sistema montado de azinho que tem uma grande importância económica, ecológia e social em áreas como é a margem esquerda raiana do Rio Guadiana.
A abertura de um perfil do solo no montado de azinho mostrou que a qualidade e gestão dos solos pode ser um fator decisivo da adequação do tipo de coberto florestal e das técnicas silvícolas, que podem ser ajustadas para mitigar os efeitos das alterações climáticas.
Organização: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Coordenação: Augusta Costa (INIAV)
Projeto P1.3 – Rede de Parcelas Florestais Experimentais
Coordenação: CoLAB ForestWISE (Jorge Cunha, coordenador)
Parceiro do consórcio: INIAV (Augusta Costa, coordenador)