Na passada Quinta-feira, dia 17 de abril, o Instituto Nacional de Investigação Agrária Veterinária, I.P. (INIAV) organizou um Dia de Campo - OS SOLOS DO MONTADO MISTO DE AZINHO E SOBRO – na Herdade da Laborela, em Ourique com o objetivo de divulgar a importância do solo, da sua qualidade e da sua gestão, em sistemas agroflorestais como os montado de azinho e sobro.
O INIAV, no âmbito do projeto P1.3 – Rede de Parcelas Florestais Experimentais da Agenda Transform do PRR, tem o objetivo de intensificar de rede de parcelas permanentes florestais de azinheira em povoamentos puros e mistos com sobreiro, que integram a rede europeia ICP Forest para uma monitorização intensiva de longo prazo da vitalidade destes montados, com uma grande importância económica, ecológica e social.
O evento contou com a colaboração do Prof. Manuel Madeira (Instituto Superior de Agronomia) para a interpretação das características de dois perfis de solos e da Dra. Isabel Calha (INIAV) para uma interpretação da composição florística das pastagens melhoradas em duas parcelas permanentes florestais com azinheira e sobreiro do INIAV. Ainda nestas parcelas, o Eng.º João Pais (INIAV) apresentou os primeiros resultados do projeto relativos à monitorização do crescimento das árvores por dendrometria intensiva.
Nesta ação mostrou-se que a qualidade e gestão dos solos pode ser um fator decisivo da adequação do tipo de coberto florestal e das técnicas silvícolas, que podem ser ajustadas para mitigar os efeitos das alterações climáticas.
Organização: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Coordenação: Augusta Costa (INIAV)
Projeto P1.3 – Rede de Parcelas Florestais Experimentais
Coordenação: CoLAB ForestWISE (Jorge Cunha, coordenador)
Parceiro do consórcio: INIAV (Augusta Costa, coordenador)