O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) está na linha da frente de um projeto de vanguarda que promete revolucionar o diagnóstico de infeções bacterianas e a deteção da resistência a antibióticos em Portugal. No âmbito do consórcio SMARTgNOSTICS, financiado pelas Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência, o INIAV colabora no desenvolvimento de um dispositivo portátil capaz de identificar, em apenas 30 minutos, a bactéria causadora da infeção e o seu perfil de resistência antimicrobiana.
Este projeto, que junta instituições de excelência como o INL, INESC TEC, Universidade do Minho, INSA e outras entidades privadas, aplica a abordagem inovadora “One Health”, que une a saúde humana, animal, ambiental e alimentar. O papel do INIAV é particularmente relevante na vertente da saúde animal e segurança alimentar, áreas nas quais a deteção precoce de agentes patogénicos e genes de antibiorresistência é crítica para o controlo e prevenção de surtos.
Com base em tecnologia molecular de última geração e apoio de inteligência artificial, o dispositivo pretende facilitar a tomada de decisão clínica, tanto em medicina humana como veterinária, garantindo tratamentos mais eficazes e a redução da propagação da resistência aos antibióticos. O INIAV reforça assim o seu compromisso com a inovação e com a defesa de uma saúde global e integrada.