Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

Pesquisa noticias iniav

Participação do Investigador Fábio Abade dos Santos do documentário WILDHOPE “The Iberian Lynx’s Remarkable Recovery Story “

Wild Hope é uma série documental produzida pela HHMI Tangled Bank Studios — o estúdio de cinema e televisão do Howard Hughes Medical Institute (HHMI), o maior instituto privado sem fins lucrativos de investigação científica dos Estados Unidos.

A série Wild Hope estreou em junho de 2023 no canal americano PBS — o serviço público de televisão dos EUA — integrada no prestigiado programa Nature, que desde 1982 leva as maravilhas do mundo natural a milhões de espectadores e acumula mais de 700 distinções, incluindo 21 Emmys e 3 Peabody Awards. Todos os episódios estão disponíveis gratuitamente a nível global através do canal de YouTube do PBS Nature, uma decisão estratégica para eliminar barreiras geográficas e económicas no acesso ao conteúdo.

Cada episódio tem entre 10 a 15 minutos e combina imagens de campo deslumbrantes, entrevistas íntimas com os protagonistas e explicações científicas acessíveis, criando uma linguagem que é simultaneamente rigorosa e emocionalmente envolvente. A série é complementada por materiais educativos desenvolvidos pelo HHMI BioInteractive para educadores, bem como recursos digitais que ligam os espectadores a oportunidades concretas de participação em projetos de conservação nas suas comunidades.

Neste episódio são unidas duas histórias, a do lince-ibérico representada pelo Médico Veterinário Rodrigo Serra e a do coelho-bravo representada pelo Médico Veterinário Fábio Abade dos Santos, Investigador do INIAV e do CECAV.

Fábio Abade dos Santos é investigador especializado em ecologia da conservação, com foco particular na dinâmica de populações de coelho-bravo e no papel desta espécie como presa-chave para grandes predadores ibéricos. O seu trabalho insere-se numa estratégia de conservação mais ampla que reconhece uma verdade fundamental: não é possível salvar o lince sem primeiro salvar o coelho.

A participação de Fábio neste documentário de alcance internacional representa não só o reconhecimento do trabalho científico português nesta área, mas também a importância de comunicar a ciência da conservação a audiências globais - mostrando que a recuperação do lince ibérico é, acima de tudo, uma história de esforço coletivo, rigor científico e esperança renovada.

O episódio pode ser visto através do link https://www.youtube.com/watch?v=l6p6bCyoDYI

Participação do Investigador Fábio Abade dos Santos do documentário WILDHOPE “The Iberian Lynx’s Remarkable Recovery Story “         Participação do Investigador Fábio Abade dos Santos do documentário WILDHOPE “The Iberian Lynx’s Remarkable Recovery Story “

 

 

Logo República Portuguesa, Agricultura e Mar
logo INIAV

Av. da República, Quinta do Marquês (edifício sede)
2780-157 Oeiras

  (+351) 214 403 500
  geral@iniav.pt

CONTACTOS | ONDE ESTAMOS

Fale connosco...

Cofinanciado por:

Portugal 2030
Compete 2030
Plano de Recuperação e Resiliência  logo
PECAC logo
Interreg logotipo
Financiado pela União Europeia NextGenerationEU
FCT logo
Norte 2030 logo
Lisboa 2030 logo
Centro 2030 logo
Alentejo 2030 logo
Algarve 2030