Nos passados dias 9 e 10 de junho, a Sociedade Portuguesa de Patologia Animal celebrou o seu XXIII Encontro em Coimbra, na Escola Universitária Vasco da Gama, fechando o círculo de encontros realizados nos diferentes institutos de Educação em Medicina Veterinária em Portugal.
Fábio Abade dos Santos (estudante de doutoramento FMV/INIAV), Margarida Duarte (Investigadora do INIAV) e Conceição Peleteiro (Professora Catedrática da FMV), levaram a este encontro uma apresentação em forma de painel intitulada “Establishment of Histopathological Patterns for Rabbit Haemorrhagic Disease caused by RHDV2” (Estabelecimento de padrões histopatológicos para a doença hemorrágica causada por RHDV2).
Este estudo teve como objetivo estabelecer padrões de lesões histopatológicas em vários órgãos (fígado, timo, baço, traqueia, pulmão, intestino, coração e rim) de coelhos-bravos vitimados por RHDV2 e relacioná-los com as cargas virais associadas. Esta co-relação permitirá compreender melhor o significado dos resultados do PCR em tempo real (Duarte et. al, 2015) utilizado no diagnóstico molecular.
A maioria das lesões anatomopatológicas identificadas estão geralmente de acordo com o descrito na literatura.
Este estudo teve a participação do Projecto +Coelho.