Child Lamb
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AcrónimoChild Lamb
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Site do projeto
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Código do projetoPDR2020-101-031690
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Programa financiadorPDR 2020 - Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020
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MedidaAção1.1 - Grupos Operacionais
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Orçamento total (€)362 681,00
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Orçamento INIAV (€)172 886,37
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Cofinanciamento (%)75%
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Data de aprovação2017/09/26
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Data de início2018/06/01
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Data de conclusão2021/12/31
- Agrupamento de Produtores de Pecuária do Alentejo, SA
- Associação dos Produtores Agrícolas da ELIPEC
- CONSULAI
- Empresa Turigense Agricola e Pecuaria, Lda
- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Objetivos:
- Avaliar os efeitos dos principais fatores de produção dos borregos na variabilidade da composição das peças cárneas que irão constituir a matéria-prima para os produtos a elaborar;
- Estudar a composição do produto final, nomeadamente a sua aceitação em termos de relação proteína/gordura ou o teor de gordura;
- Estudar o processo tecnológico por forma a obter-se produtos adequados para incorporar em caldos/sopas e grelhados sob a forma de bife de Hamburgo, atendendo à granulometria final da carne após preparação culinária e respetiva aceitação pelos consumidores;
- Avaliar a composição dos produtos finais face à variabilidade dos fatores de produção estudados;
- Obter informação nutricional relevante para caracterização dos produtos finais;
- Avaliar o período de vida útil comercial dos produtos finais;
- Estabelecer regras para garantir o cumprimento das especificações do produto e o cumprimento da legislação aplicável.
Fases do projeto | atividades previstas realizar:
F1 – SELEÇÃO DE ANIMAIS PROVENIENTES DE REBANHOS HOMOGÉNEOS (2 ANOS): Seleção dos animais necessários para a realização dos ensaios. Para tal será necessário identificar rebanhos homogéneos, com as raças bem identificadas e diferentes sistemas de alimentação.
F2 – AVALIAÇÃO DO EFEITO DA RAÇA (2 ANOS): Avaliação do efeito da raça (Merino Branco, Saloia e cruzados de Ile de France) na composição da carne de borregos com 12-13 kg de carcaça e na qualidade dos produtos que serão preparados.
F3 – AVALIAÇÃO DO EFEITO PESO DE ABATE (2 ANOS): Avaliação dos efeitos do peso ao abate na qualidade e composição dos produtos preparados. O intervalo de peso de carcaças será distribuído por 2 grupos: 12-13 kg e 16-17 kg. O primeiro intervalo corresponde a borregos de leite, ou abatidos poucos depois do desmame e o segundo corresponde a borregos autónomos do ponto de vista alimentar.
F4 – AVALIAÇÃO DO EFEITO SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO (2 ANOS): Avaliação dos efeitos do sistema de alimentação na composição e na qualidade dos produtos que serão preparados. Os animais serão alimentados com base em pastagens (pastoreio exclusivo) ou em alimentos concentrados (pastoreio suplementado).
F5 – PROCESSAMENTO E ANÁLISE DOS PRODUTOS (1,5 ANOS): Esta fase de ensaio será realizada em condições comerciais de produção, depois de definidos os procedimentos, com base nos resultados dos ensaios anteriores. A preparação dos produtos será feita numa unidade industrial de processamento de carnes.
Resultados previstos:
- Experimentação de duas variáveis de grande importância na qualidade final da carne: a alimentação e o estado de desenvolvimento do animal;
- Conceção, divulgação e incorporação de novos produtos de produtos cárneos congelados de borrego em Portugal;
- Divulgação da modalidade de produção de borrego, em sistema extensivo biológico, não só para produtores agropecuários, mas também para empreendedores agroindustriais no setor cas carnes e derivados;
- Incorporação do sistema de produção associado a esta nova gama de produtos em vários produtores, com um crescimento sustentável à medida das necessidades dos consumidores;
- Consumo de carne de borrego de qualidade superior, permitindo a valorização da produção nacional pelas grandes empresas de retalho,
- No médio prazo pretende-se estabelecer a comercialização deste produto para exportação e apostar em ensaios semelhantes com outras espécies animais;
- Mais alternativas de oferta para a gama de produtos propostos, mantendo um elevado nível de qualidade e fidelizando o consumidor.
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