GO Figo produção
-
Site do projeto
-
Código do projetoPDR2020-101-030783
-
Programa financiadorPDR 2020 - Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020
-
MedidaAção1.1 - Grupos Operacionais
-
Orçamento total (€)299 536,00
-
Orçamento INIAV (€)82 070,08
-
Cofinanciamento (%)75%
-
Data de aprovação2018/03/07
-
Data de início2018/03/01
-
Data de conclusão2022/06/30
- Centro Operativo eTecnológico Hortofrutícola Nacional Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
- Associação Qualifica / Origin Portugal
- Casal dos Cardos - Sociedade Agricola Lda
- Instituto Superior de Agronomia
- Rosagro - Sociedade Agricola Lda
Objetivos, atividades e resultados esperados:
A mobilização, a fertilização e a poda são técnicas culturais realizadas pelos produtores de figo, de forma empírica, e que por vezes não são as mais adequadas. Desta forma pretende-se demonstrar através da comparação entre o que o produtor faz habitualmente e o que seria tecnicamente mais aconselhado. Esta demonstração é efetuada em pomares da cultivar de figueira ‘Pingo de mel’ e da cultivar ‘Figo preto de Torres Novas’.
Na fertilização é comparada a fertilização tradicional, que é realizada habitualmente pelo produtor, e a fertilização racional que tem por base as análises de solos e de folhas. O resultado esperado é a melhoria da qualidade dos figos e da eficiência dos fertilizantes aplicados.
Na manutenção do solo é comparada a mobilização tradicional com grade de discos efetuada pelos produtores, com a manutenção do coberto vegetal através de cortes mecânicos. O resultado esperado é a melhoria da qualidade dos figos e o aumento da matéria orgânica no solo.
Na poda é comparada a poda de inverno, praticada pelos produtores, com a poda de inverno e de verão ou em verde. O resultado esperado é a melhoria da qualidade e o aumento do rendimento dos pomares, devido à redução dos custos com a mão-de-obra uma vez que as figueiras terão um porte mais reduzido.
Pretende-se ainda observar as pragas e as doenças e proceder ao seu controlo em comparação com o não controlo como habitualmente é efetuado pelos produtores. O resultado esperado é o aumento da produção e da qualidade da mesma.
Figos da cultivar "Pingo de mel" |
Figueiral da cultivar "Pingo de mel", em regadio |
Figos da cultivar "Preto de Torres Novas" |
Figueiral tradicional da cultivar "Preto de Torres Novas", em sequeiro |
Mais informações no site do projeto: https://gofigo.webnode.pt/
-
Tags