MoniTREEng
-
AcrónimoMoniTREEng
-
Código do projetoPOCI-07-62G4-FEDER-181575
-
Programa financiadorPortugal 2020
-
MedidaCOMPETE 2020 – REACT
-
Orçamento total (€)549.347,07
-
Orçamento INIAV (€)195.650,00
-
Cofinanciamento (%)100%
-
Data de aprovação2022/09/02
-
Data de início2022/07/01
-
Data de conclusão2023/12/31
- INNOVPLANTPROTECT – Associação;
- AFLOSOR – Associação de Produtores Agro-florestais da Região de Ponte de Sor;
- EYE2MAP – Soluções Geográficas para Ambiente e Engenharia, Lda.;
- ACRIALMEIDA - Associação de Criadores de Ruminantes do Concelho de Almeida;
- INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P.;
- TPRO – Technologies, Lda.
Objetivo específico:
A proteção das florestas existentes e o apoio à sua regeneração natural deve ser uma prioridade, de acordo com o programa UN Ecosystem Restoration. Em Portugal, verifica-se uma situação crítica de falta de regeneração natural em montados e carvalhais galaico-portugueses, nomeadamente em zonas propensas à desertificação, ameaçando a sua sustentabilidade.
Este projeto analisa como a produção de bolotas e a regeneração de plântulas podem ser afetados por fatores microclimáticos, fitossanitários, de microbioma, fertilidade e gestão do solo, em áreas com desertificação climática crescente.
Objetivos, Atividades e Resultados Esperados:
As árvores são uma forma natural de conter a desertificação e reduzir o aquecimento global, melhorando a qualidade do solo, sequestrando carbono e reduzindo a erosão. Contudo, tanto as plantações como a regeneração natural têm apresentado taxas de sucesso muito reduzidas em diversas regiões de Portugal, possivelmente devido à bolota pouco desenvolvida ou afetada por pragas/doenças, em conjugação com medidas de gestão dos sistemas agro-florestais inadequadas.
A análise de fatores que influenciam a reprodução das árvores, nomeadamente ao nível do seu estado sanitário e do microbioma e fertilidade do solo, pode ajudar a perceber os mecanismos que regulam e afetam a produção e a fertilidade de bolotas e o sucesso da regeneração natural. Através da identificação destes mecanismos em áreas com climas e regimes de gestão florestal contrastantes, este projeto pode contribuir para promover a sustentabilidade destas florestas e ajudar a aumentar a diversidade genética dos povoamentos, identificando os regimes de gestão e selecionando as árvores que podem ser usadas como elementos estruturantes para criar habitats mais robustos e resilientes às mudanças expectáveis.
-
Tags