NUTRIOLEA - Grupo Operacional Nutrição e fertilização do olival superintensivo
-
AcrónimoNUTRIOLEA
-
Código do projetoPDR2020-101-031908
-
Programa financiadorPDR 2020 - Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020
-
MedidaAção1.1 - Grupos Operacionais
-
Orçamento total (€)381 577,08
-
Orçamento INIAV (€)255 686,35
-
Cofinanciamento (%)75%
-
Data de aprovação2018/03/28
-
Data de início2017/04/01
-
Data de conclusão2022/12/31
- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
- Asociação dos Olivicultores da Região de Elvas – AORE
- Associação de Olivicultores do Sul – OLIVUM
- Sociedade Olivícola F. A. Callado, S.A. – SOFAC (ELAIA/NUTRIFARMS)
Objetivo principal:
Efetuar recomendações de fertilização racional para olivais superintensivos, com base no conhecimento do estado de fertilidade do solo e de nutrição das oliveiras, bem como da qualidade da água de rega e produção esperada.
Objetivos específicos:
- Estabelecer valores de referência para interpretação dos resultados da análise foliar em olivais superintensivos (SI) da cultivar Arbequina em produção, em diferentes épocas do seu ciclo associadas a alguns dos principais estados fenológicos, com o objetivo de diagnosticar desequilíbrios nutritivos.
- Definir os períodos de ocorrência dos principais estados fenológicos da cultivar ‘Arbequina’ em olivais SI, nas principais zonas de produção do Alentejo.
Atividades desenvolvidas:
-
Seleção de olivais SI da cultivar Arbequina em 10 concelhos do Alentejo (Alter do Chão, Avis, Beja, Campo Maior, Elvas, Ferreira do Alentejo, Fronteira, Monforte, Mourão e Serpa) nos quais foram marcadas 30 unidades de amostragem (UA).
-
Colheita e análise de amostras de terra, de folhas e de água de rega, em todas as UA.
-
Controlo da produção nas distintas UA e determinação do rendimento em gordura da azeitona.
-
Marcação de conjuntos de oliveiras das cultivares Arbequina e Arbosana, em alguns olivais SI, para estudar a evolução dos nutrientes nas folhas ao longo do ciclo, bem como do teor de gordura na azeitona.
-
Registo da época de ocorrência dos principais estados fenológicos nas UA e nas oliveiras marcadas.
-
Estudo do efeito da cultivar na composição mineral das folhas em alguns estados fenológicos. Ações de divulgação do projeto.
Resultados esperados:
Os resultados obtidos constituirão a base de um Manual técnico de fertilização para olivais superintensivos que contemple:
- Os períodos de ocorrência dos principais estados fenológicos da cultivar Arbequina em importantes zonas de produção do Alentejo;
- A evolução dos nutrientes ao longo do ciclo em folhas do ano da cultivar Arbequina, bem como do teor de gordura na azeitona em olivais SI;
- Valores de referência para interpretação dos resultados da análise foliar para a cultivar Arbequina, num ou mais períodos do seu ciclo;
- Contributo para a melhoria das recomendações de fertilização de produção em olivais SI, com base nos resultados da análise de terra e da análise foliar, tendo presente a qualidade da água de rega e a produção esperada.
Identificação das entidades que integram o grupo operacional:
- INIAV, I. P. - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. - Líder (PDR2020-101-031908)
- AORE - Associação dos Olivicultores da Região de Elvas (PDR2020-101-031912)
- OLIVUM – Associação de Olivicultores do Sul (PDR2020-101-031926)
- SOFAC – Sociedade Olivícola F. A. Callado, S.A. – ELAIA (PDR2020-101-031932)
SESSÕES / FORMAS DE DIVULGAÇÃO DO GRUPO OPERACIONAL NUTRIOLEA:
2022
- SESSÃO FINAL DE DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS do GO Nutriolea, "Nutrição e fertilização do olival superintensivo", na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas (INIAV), ELVAS, a 16 de dezembro 2022:
- PROGRAMA
- APRESENTAÇÕES:
- Apresentação do Grupo operacional NUTRIOLEA - Pedro Jordão (INIAV)
- Caracterização dos olivais em sebe em estudo - Cristina Sempiterno (INIAV)
- Valores de referência para interpretação dos resultados da análise foliar e Recomendações de fertilização para olivais em sebe da "Arbequina" com fertirrega - Pedro Jordão (INIAV)
- Qualidade da água de rega utilizada nos olivais em sebe do Alentejo - Fernanda Rebelo (INIAV)
- Evolução do teor de gordura na "Arbequina" e "Arbosana" ao longo do ciclo - António Cordeiro (INIAV)
- Épocas de ocorrência de alguns estados fenológicos na "Arbequina" e "Arbosana" em diferentes regiões do Alentejo - Carla Inês (INIAV)
- FICHAS TÉCNICAS:
- Recomendações de fertilização de produção para olivais em sebe da cultivar Arbequina com fertirrega
- Colheita de amostras de terra em olivais em sebe
- Colheita de amostras de folhas em olivais em sebe
- Descrição da fenologia da floração e do vingamento do fruto na oliveira (Olea europea L.)
- Evolução de nutrientes em folhas de "Arbequina" e "Arbosana" ao longo do ano
- Aulas dadas a alunos do ensino superior sobre o tema em causa:
- “Nutrição e Fertilização do Olival - Alguns contributos do GO Nutriolea”, ao Curso de Mestrado em Agronomia do Instituto Politécnico de Beja (IPB), Escola Superior Agrária de Beja (ESAB), a 22 de outubro, p/Pedro Jordão.
- “Nutrição e Fertilização da Oliveira” ao Curso de Mestrado em Engenharia Agronómica do Instituto Superior de Agronomia (ISA), Unidade Curricular de Olivicultura e Tecnologia do Azeite, a 19 e 20 de outubro, p/ Encarnação Marcelo.
- "Fertilização em olivicultura", ao Curso de pós-graduação em Gestão Sustentável do Setor Olivícola, do Instituto Politécnico de Beja (IPB), na ESAB, a 3 de junho, p/ Pedro Jordão.
- “Nutrição e Fertilização do Olival - Alguns contributos do GO Nutriolea”, ao Curso de Mestrado em Agronomia do Instituto Politécnico de Beja (IPB), Escola Superior Agrária de Beja (ESAB), a 22 de outubro, p/Pedro Jordão.
2021
- Pedro Jordão deu uma aula aos alunos de Mestrado em Agronomia do IPB a 30 de outubro, na ESA de Beja, em que apresenta o tema "Alguns Aspetos da Nutrição e Fertilização do Olival: Contributos do GO Nutriolea", onde, entre outras matérias, divulga os principais objetivos do GO Nutriolea.
- Encarnação Marcelo deu a aula “Nutrição e Fertilização da Oliveira” ao Curso de Mestrado em Engenharia Agronómica do ISA, Unidade Curricular de Olivicultura e Tecnologia do Azeite, a 27 de outubro.
- IX Simpósio Nacional de Olivicultura (SNO), Oeiras, 25 a 27/10/2021 (vários elementos do GO, com uma comunicação oral e duas em painel):
- "Nutrição e fertilização dos olivais superintensivos" – Ciclo webinares INIAV, a 16/6/2021 (Pedro Jordão);
- Divulgação do GO Nutriolea através plataforma Microsoft Teams, 23/03/2021 (vários oradores do GO) - PROGRAMA;
2020
- Pedro Jordão deu uma aula aos alunos de Mestrado em Agronomia do IPB a 24/10/2020, na ESA de Beja, em que apresenta o tema "Alguns Aspetos da Nutrição e Fertilização do Olival", onde, entre outras matérias, divulga os principais objetivos do GO Nutriolea e desenvolve a temática sobre a água de rega.
- Encarnação Marcelo deu uma aula sobre “Nutrição e Fertilização da Oliveira” ao Curso de Mestrado em Engenharia Agronómica do ISA, Unidade Curricular de Olivicultura e Tecnologia do Azeite, a 15 de outubro.
2019
Pedro Jordão participou em duas sessões de divulgação do GO Nutriolea, a saber:
- 5 de novembro, em Elvas, no Workshop Regional de Inovação na Agricultura. Fileira: Olivicultura: https://inovacao.rederural.gov.pt/images/Docs/WS_Regional2019/Poster_NutriOlea.pdf
- 26 de novembro, em Beja, por convite da Olivum, nas VI Jornadas Olivum, é exposto o painel do GO.
Em ambas as sessões apresentou um painel sobre o GO Nutriolea, tendo na primeira destas divulgado aos presentes, junto do mesmo, os seus principais objetivos e algumas ações desenvolvidas.
- Encarnação Marcelo deu uma aula sobre “Nutrição e Fertilização da Oliveira” ao Curso de Mestrado em Engenharia Agronómica do ISA, Unidade Curricular de Olivicultura e Tecnologia do Azeite, a 24 e 25 de outubro.
- Pedro Jordão deu uma aula aos alunos do Mestrado em Agronomia, na ESA de Beja, a 24 de outubro, sobre o tema "Nutrição e Fertilização do Olival - Alguns Aspetos", em que dedicou parte das 3 horas a falar do GO Nutriolea.
2018
- A 29 de Outubro, no âmbito da AGRi CIMEIRA - Cimeira Nacional Inovação na Agricultura, em Oeiras, Pedro Jordão apresentou o projeto GO Nutriolea - https://inovacao.rederural.gov.pt/2/207-grupo-operacional-nutricao-e-fertilizacao-do-olival-superintensivo-nutriolea.
- Encarnação Marcelo deu uma aula sobre “Nutrição e Fertilização da Oliveira” ao Curso de Mestrado em Engenharia Agronómica do ISA, Unidade Curricular de Olivicultura e Tecnologia do Azeite, a 25 de outubro.
- A 18 de Outubro, Pedro Jordão dá uma aula no IPB/ESA Beja aos alunos do Mestrado em Agronomia onde, no âmbito da disciplina de olivicultura, apresenta o tema "Alguns Aspetos da Nutrição e Fertilização do Olival", em que refere o GO Nutriolea e os seus principais objetivos.
- Sessões de demonstração (práticas) para a equipa do GO Nutriolea:
- Colheita de amostras de terra e de folhas em olivais em sebe, em Monforte, a 10 de maio;
- Marcação de Unidades de amostragem, colheita de amostras de terra e de folhas em olivais em sebe, em Elvas, a 15 de maio;
- Marcação de Unidades de amostragem, colheita de amostras de terra e de folhas em olivais em sebe, em Ferreira do Alentejo e Beja, a 18 de maio.
TRABALHOS PUBLICADOS:
2023
-
Fertilização do olival em sebe com fertirrega. Importância da fenologia da floração/frutificação da oliveira. Pedro Jordão, Anabela Veloso, Ana Albardeiro, Ana Raposo, António Cordeiro, Carla S. Inês, Cristina Sempiterno, Fernanda Rebelo, Paula Martins, Isabel Ribeiro, José Casimiro Martins, José L. Fernandes, José Pragana, Laura Camboias, Maria João Moura, Raquel Mano, Rocio Arias Calderón, Teresa Carvalho, Maria da Encarnação Marcelo. Edição: INIAV, julho 2023, p.24. ISBN: 978-972-579-072-4.
2022
- Caracterização do estado de fertilidade de solos com olivais em sebe no Alentejo. Jordão, P., Marcelo, M.E., Martins, P., Albardeiro, A.S., Cordeiro, A., Sempiterno, C., Camboias, L., Veloso, A., Arias Calderón, R., Martins, J.C. & Mano, R. 2022. Actas Portuguesas de Horticultura, n° 36, 107-118.
2021
- Estado de fertilidade de solos do Alentejo com olivais em sebe. Jordão, P., Marcelo, M.E., Martins, P., Albardeiro, A.S., Cordeiro, A., Sempiterno, C., Camboias, L., Veloso, A., Teixeira, T. & Mano, R. 2021. Vida Rural, nº 1871, outubro, 64-69.
- Qualidade da água utilizada em olivais em sebe no Alentejo e seu risco para a eficácia da rega, para a cultura e para o solo. Jordão, P., Rebelo, F., Martins, P., Albardeiro, A.S., Camboias, L., Teixeira, T. & Cordeiro, A. 2021. Vida Rural, nº 1871, outubro, 70-75.
2020
- O GO Nutriolea e o seu contributo para a otimização da produção do olival em sebe. Jordão, P. 2020. Futas, legumes e flores, 66-69, novembro 2020.
- Água de rega: fonte oculta de nutrientes. Jordão, P., Rebelo, F. e Calouro, F. 2020. Oleavitis, nº 42, abril, maio, junho 12-16. Edição digital.
- Água de rega: fonte oculta de nutrientes. Jordão, P., Rebelo, F. e Calouro, F. 2020. Vida Rural, nº 1861, outubro, pp. 42-44.
2019
- Importância dos valores de referência para interpretação dos resultados da análise foliar em olivais em sebe. Jordão, P. 2019. Oleavitis, Revista Técnica de Olivicultura e Azeite, abril/maio/junho, nº 38, 6-8.
- Importância dos valores de referência para interpretação dos resultados da análise foliar em olivais em sebe. Jordão, P. 2019. Vida Rural, nº 1851, outubro, 34-35.
-
Tags