OrganicOak
-
AcrónimoOrganicOak
-
Código do projetoPOCI-07-62G4-FEDER-181645
-
Programa financiadorPortugal 2020
-
MedidaCOMPETE 2020 – REACT
-
Orçamento total (€)222.976,93
-
Orçamento INIAV (€)160 881,40
-
Cofinanciamento (%)100%
-
Data de aprovação02-09-2022
-
Data de início02-01-2022
-
Data de conclusão31-12-2023
- União da Floresta Mediterrânica (UNAC)
- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV,I.P.)
Objetivo específico:
Constitui objetivo geral do projeto obter informação que possa contribuir para a melhoria das ações a desenvolver no âmbito da recuperação do montado de sobro e da redução da suscetibilidade deste ecossistema à desertificação.
Pretende-se demonstrar o efeito benéfico, na recuperação e no aumento de resiliência às alterações climáticas do montado de sobro, da melhoria do estado de fertilidade dos seus solos conseguida através da incorporação de matéria orgânica e/ou da instalação de pastagens seminaturais sob coberto.
Esta melhoria será avaliada através da monitorização de diversos parâmetros relevantes para o efeito, a fim de demonstrar que, através da aplicação ao solo de corretivos orgânicos de qualidade ou da melhoria da vegetação espontânea com a introdução de espécies leguminosas adaptadas às condições locais, se consegue aumentar o nível de retenção de carbono orgânico no solo, melhorar a sua estrutura, a infiltração e retenção de água e a sua capacidade de fornecer nutrientes às plantas, estimulando a atividade microbiológica e promovendo a biodiversidade e a resistência à erosão do solo, melhorando as condições de regeneração do montado.
Objetivos, Atividades e Resultados Esperados:
Serão estabelecidos 3 ensaios piloto:
1. Ensaio em povoamento com plantas jovens (pré-desbóia), onde se irá estudar o efeito da aplicação de um corretivo orgânico, da instalação duma pastagem seminatural e da fertilização mineral, na melhoria do estado de fertilidade do solo, avaliando diversos indicadores físico-químicos, na atividade microbiológica e enzimática do solo, na biodiversidade florística e no estado de nutrição, fisiológico e de vitalidade dos sobreiros.
2. Ensaio em povoamento recém-instalado (< 5 anos), onde se avaliará o efeito da aplicação de quantidades crescentes de um corretivo orgânico, de qualidade, produzido exclusivamente a partir de resíduos de origem agrícola (estrume) e florestal (húmus de biomassa florestal), na fertilidade do solo, na biodiversidade florística do montado, e na taxa de sobrevivência e vitalidade do povoamento.
3. Ensaio de germinação em vasos, onde, de forma controlada, será estudado o efeito de diferentes quantidades de corretivo orgânico e teores de humidade do solo na taxa de germinação, sobrevivência e desenvolvimento inicial das plantas, seguindo-se a observação da sobrevivência destas plantas no campo, sob condições naturais.
Serão utilizados diversos indicadores morfológicos e fisiológicos que permitirão aferir a quantidade de corretivo orgânico e condição hídrica mais adequada e com melhor potencial de sucesso em ações de florestação por plantação.
-
Tags