Laboratório de ORGANISMOS
GENETICAMENTE MODIFICADOS (OGM)
QUEM SOMOS
O Laboratório de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) do INIAV, existente desde 2002, é também o Laboratório Nacional de Referência (LNR) para a deteção, identificação e quantificação de OGM em sementes, alimentos para animais e géneros alimentícios, ao abrigo do Regulamento (EU) nº 120/2014 (NRL/120). É, assim, um laboratório oficialmente reconhecido tanto a nível nacional como europeu e está acreditado para realizar análises de OGM, pelas autoridades nacionais competentes (Instituto Português da Acreditação – IPAC) ao abrigo da norma ISO 17025:2018.
Tem um papel crucial na implementação do quadro regulamentar europeu relativamente à presença de OGM em sementes e matrizes alimentares, tanto para animais como para humanos, dando apoio às autoridades nacionais, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), na garantia da segurança alimentar e ambiental, e no fornecimento de serviços de referência em questões relacionadas com OGM.
Enquanto LNR possui especialização técnica em métodos de deteção, identificação e quantificação de OGM utilizando a PCR em tempo-real. Conta com uma infraestrutura laboratorial adequada incluindo equipamento atualizados, participa em testes de proficiência promovidos pelo Laboratório Europeu de Referência e por outras instituições acreditadas especificamente para este efeito, mantém-se atualizado sobre o quadro regulamentar nacional e europeu, realiza análises de OGM em sementes, alimentos compostos para animais, géneros alimentícios e suplementos alimentares, participa no plano oficial de monitorização ambiental para avaliar a presença e impacto do OGM no meio agrícola, valida novos métodos analíticos para a deteção e quantificação precisa de OGM em conformidade com padrões internacionais, oferece formação e capacitação técnica para profissionais na área de análise de OGM, emite certificados de análise para os produtos analisados garantindo transparência e confiabilidade nos resultados, é membro e participa na rede europeia de laboratórios OGM (ENGL).
Adicionalmente, executa análises de confirmação de identidade de pragas e doenças e de plantas e infestantes de culturas agrícolas, em apoio aos outros laboratórios da Sanidade Vegetal, baseadas em PCR de genes “barcoding”, PCR em tempo real, LAMP (Loop-mediated isothermal amplification) e, RPA (Replicase, polimerase amplification). Participa, em estreita colaboração com universidades nacionais e estrangeiras e instituições internacionais na formação de estudantes de diferentes graus académicos (licenciatura, mestrado e doutoramento) e elabora, lidera e participa em diversos projetos de investigação e desenvolvimento.
MISSÃO
- Executar, em apoio às autoridades nacionais competentes, as análises subjacentes aos Planos Nacionais de Controlo de sementes em comércio, da produção de variedades geneticamente modificadas (VGM)e de confirmação de VGM para registo no catálogo nacional de variedades.
- Executar análises no âmbito dos Planos Nacionais de controlo de organismos fitopatogénicos, de quarentena ou regulamentados.
- Executar análises de identificação de espécies em apoio aos controlos executados nos Postos de Inspeção Fitossanitária Fronteiriça (PIFF) procurando evitar a entrada no território nacional e na Europa de organismos fitopatogénicos exóticos e emergentes com capacidade para se instalarem e de causar danos significativos.
- Contribuir para o avanço do conhecimento científico e promover inovações sustentáveis relacionadas com a manipulação responsável de material genético, garantindo segurança e ética em todas as fases da atividade, através da participação em projetos de investigação e desenvolvimento.
- Fornecer informações precisas e relevantes sobre as novas tecnologias de manipulação genética que beneficiem a sociedade, através da emissão de pareceres ou pela ministração de formação académica (estágios de licenciatura, mestrados e doutoramentos).
VISÃO
- Ser reconhecido como um laboratório de referência internacional no desenvolvimento de métodos inovadores de deteção e identificação de organismos fitopatogénicos.
- Ser reconhecido como um laboratório de referência na identificação de mecanismos moleculares de resistência nas plantas que são sujeitas a stresses abióticos e bióticos.
- Ser reconhecido como um centro de excelência na formação, promovendo a colaboração científica e a aplicação prática de descobertas molecularmente fundamentadas.
OBJETIVOS
- Identificar organismos fitopatogénicos utilizando técnicas moleculares mais vanguardistas como a sequenciação de alto débito (HTS).
- Quantificar OGM por digital-PCR.
- Investigar a resistência e a suscetibilidade genética das plantas a agentes fitopatogénicos identificando genes de forma a aplicar as Novas Técnicas Genómicas (CRISPR-cas) como estratégia de melhorar as culturas e a segurança alimentar.
- Desenvolver novos métodos de identificação de organismos fitopatogénicos de utilização “on-site”.
- Integrar tecnologias avançadas e oferecer formação avançada em técnicas como dPCR, LAMP e RPA entre outras.
- Divulgar a produção científica por meio de publicações, workshops e colaborações com a comunicada académica e científica.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO
- Liderança e participação em projetos de I&D
- Prestação de serviços
- Análises OGM – deteção, identificação e quantificação por rt-PCR de OGM em sementes, alimentos compostos para animais e géneros alimentícios constituídos por milho, soja, colza, arroz e algodão.
- Análises de identificação de espécies de insetos, nemátodes, fungos e plantas por recurso a genes “barcoding”.
- Formação
- colaboração com instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras na orientação de estágios de licenciatura, mestrados e doutoramentos
- Colaboração com outras entidades (como as direções regionais de agricultura) para formação profissional e técnica.
Equipa e Contactos
Equipa
- Eugénia Andrade (coordenação)
- Maria Clara Fernandes
- Mónica Isabel Rodrigues
- Anabela Ferreira Ama
Contactos
Unidade Estratégica Investigação e Serviços de Sistemas Agrários e Florestais e Sanidade Vegetal (UEIS-SAFSV)
Av. da República, Quinta do Marquês - Edifício Florestal
2780-157 Oeiras – Portugal