Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo
ptenfrdeites
Image

STOPVespa

A Vespa velutina nigrithorax, adiante designada apenas por Vespa velutina, é uma espécie asiática com uma área de distribuição natural que se estende pelas regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia ao leste da China, Indochina e ao arquipélago da Indonésia, ocorrendo normalmente nas zonas montanhosas e mais frescas da sua área de distribuição, pelo que pode estar preadaptada para explorar ambientes temperados. A subespécie introduzida na Europa é a Vespa velutina nigrithorax, também chamada de vespa das patas amarelas. Esta subespécie vive no norte da Índia (Darjeeling, Sikkim), Butão, China e nas montanhas de Sumatra e Sulawesi (Indonésia).

A sua existência tem sido reportada desde 2011 na Região Norte de Portugal e na Bélgica, tendo a primeira confirmação em Itália ocorrido no final de 2012.

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes, sendo de realçar:

  • na apicultura - por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas;
  • para a segurança pública – não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

Fichas de Identificação:

Image
Image

Notificação da deteção ou suspeita de existência de ninho ou exemplares de Vespa velutina nigrithorax

A deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de Vespa velutina nigrithorax deverá ser comunicada através de um dos meios referidos no PORTAL DO ICNF (preenchimento do Anexo IV).

 

Em caso de necessidade de identificação de exemplares, deverá proceder-se ao envio da FICHA DE REGISTO para o INIAV, através dos endereços consultas.safsv@iniav.pt ou vespa@iniav.pt, que fará a respetiva confirmação. 

Para mais informações consulte o
FOLHETO INFORMATIVO

vespa anexo vi folheto divulgativo

ou contacte o INIAV para o telf. 214 463 700.

Documentos de Referência

Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal

Bases para a Vigilância Ativa

Manual de Boas Praticas na Destruição de Ninhos de Vespa Velutina

Manual de Boas Práticas no Combate à Vespa velutina

O "Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal" tem por objetivo enquadrar a atuação nacional face ao estabelecimento e disseminação da vespa asiática em Portugal continental.

Apresentamos aqui a síntese das ações de formação em que o INIAV tem participado,  realizadas no âmbito do Plano (documento elaborado pela DGAV). 

LINKS ÚTEIS

ICNF
stopvespa
Gesvespa