Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo
Image

STOPVESPA - Vigilância Passiva da Vespa Velutina

Notificação da deteção ou suspeita de existência de ninho ou exemplares de Vespa velutina nigrithorax

Em caso de avistamentos de exemplares e/ou de ninhos suspeitos de vespa-asiática (Vespa velutina) devem ser registados no site https://stopvespa.icnf.pt, para que se desencadeiem, por parte das entidades competentes (câmaras municipais), tanto a confirmação como a destruição (no caso de ninhos). Em alternativa poderá contactar diretamente a câmara municipal da área da ocorrência. Ao efetuar o registo no site é automaticamente enviado um e-mail para o município com os dados introduzidos, incluindo coordenadas geográficas, para mais facilmente localizar o ninho. Poderá inclusive anexar fotografias. De acordo com a informação disponível no “Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal”, após confirmação por parte do município de um ninho indicado como suspeito, esta entidade delegará a sua destruição, na proteção civil, nos bombeiros ou em empresa privada.

 Em caso de necessidade de identificação de exemplares, deverá proceder-se ao envio da FICHA DE REGISTO para o INIAV, através dos endereços consultas.safsv@iniav.pt ou vespa@iniav.pt, que fará a respetiva confirmação. 

Para mais informações consulte o
FOLHETO INFORMATIVO

vespa anexo vi folheto divulgativo

Documentos de Referência

Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal

Bases para a Vigilância Ativa

Manual de Boas Praticas na Destruição de Ninhos de Vespa Velutina

Manual de Boas Práticas no Combate à Vespa velutina

O "Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal" tem por objetivo enquadrar a atuação nacional face ao estabelecimento e disseminação da vespa asiática em Portugal continental.

Apresentamos aqui a síntese das ações de formação em que o INIAV tem participado,  realizadas no âmbito do Plano (documento elaborado pela DGAV).